NOTÍCIAS DA ASSEMBLEIA

Hospital Onofre Lopes é homenageado na Assembleia Legislativa

Notícias | Publicado em: 11/09/2019

O Hospital Universitário Onofre Lopes completa 110 anos de prestação de serviços a população potiguar e recebeu homenagem, em sessão Solene, na manhã desta quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, numa proposição do deputado Sandro Pimentel (PSOL).

Inaugurado em 9 de setembro de 1909 pelo governador Alberto Maranhão, o então Hospital de Caridade Juvino Barreto, foi berço da Faculdade de Medicina de Natal, se transformou em Hospital das Clínicas quando integrado, em 1960, à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), até passar a se chamar Hospital Universitário Onofre Lopes, em 1984.

O deputado Sandro Pimentel evidenciou o valor e representatividade do Hospital para a região. “É indiscutível a importância do HOUL. São 240 leitos somente no hospital, com mais 34 leitos para Unidade de Terapia Intensiva, além de 40 outros leitos disponíveis para pediatria – Hosped.

O Hospital é referência em diversas áreas de saúde, com procedimentos exclusivos, oferta 20 programas de residência médicas e outros 2 ligados a saúde”, afirmou o parlamentar, que ainda declarou a preocupação com o projeto do Governo Federal “Future-se”, que, de acordo com ele, pode trazer prejuízos a UFRN e consequentemente a unidade homenageada. 

O médico Ricardo Lagreca, que dirigiu a instituição por 21 anos, discorreu em nome dos homenageados, dividindo a homenagem “com todos os funcionários que trabalham, estão presentes no dia a dia e são fundamentais para o sucesso do hospital em toda sua caminhada”.  Lagreca, que é pioneiro na realização de cirurgias cardíacas no RN, frisou: “a saúde pública estadual não vive sem o HOUL”.

A Pediatra Jussara Melo, servidora do Hospital de Pediatria Professor Heriberto Ferreira Bezerra (Hosped), parte integrante do HUOL, destacou o crescimento, modernização, a conquista com a Unidade de Terapia Intensiva especifica para a pediatria e comemorou o novo ambulatório que será inaugurado em breve. “Que o exemplo de Onofre Lopes, seja inspiração de todos nós”, finalizou a Jussara Melo.  

A sessão solene contou com a presença do deputado Hermano Morais e representantes do governo do estado e do município de Natal.

Homenageados:

Francisca Zilmar de Oliveira Fernandes

Gilmar Amorim de Sousa

José Maria Lucas

Jussara Melo de Cerqueira Maia

Luzimara Gláucia Oliveira Rodrigues

Mônica Matias Rafael do Nascimento

Neuma Oliveira de Medeiros

Ricardo Lagreca de Sales Cabral

Stenio Gomes da Silveira

Tarcísio José Palhano

Fonte: Hospital Onofre Lopes é homenageado na Assembleia Legislativa

 

Álbum Relacionado

AL - Sessão Solene em homenagem aos 110 anos do Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL. 11.09.2019. Ft. Eduardo Maia

VOLTAR