Extensão Comunitária

A extensão comunitária, desenvolvida através de projetos especiais e de atividades de alcance social, promove a integração do Legislativo Estadual com a comunidade. Essa área de atuação é definida no Regimento Interno como projetos integradores da Assembleia com a comunidade, de cunho educativo e que se destinam ao aprimoramento das interrelações com a sociedade, através de eventos próprios ou em regime de parceria.

A Escola da Assembleia mantém parcerias com instituições e entidades sociais e comunitárias.

Conheça os projetos que estão sendo desenvolvidos:

+ Conexão ENEM
O Conexão Enem é um projeto de educação voltado a estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São exibidos ao vivo, pela TV Assembleia, de aulas e debates de assuntos pertinentes ao processo seletivo. O projeto teve início em 2015 e, a partir de 2019, passou a integrar o portfólio de atividades da Escola da Assembleia, ganhando o incremento de aulas presenciais gratuitas em Natal e em municípios potiguares.

+ Conexão Parlamento
Com o objetivo de promover a interiorização da educação legislativa, a Escola da Assembleia, em parceria com a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte – FECAM, desenvolveu o Conexão Parlamento, que já iniciou com 10 cursos (segundo semestre de 2019), sendo realizados nas próprias Câmaras Municipais de Vereadores, visando a capacitação e reciclagem dos servidores das casas legislativas.

+ Laboratório de Informática
Em 2019 a Escola da Assembleia ganha o Laboratório de Informática. Além dos cursos básicos da área a serem ofertados na grade da programação pedagógica, sistemas de informação e aplicativos voltados para a gestão escolar serão conteúdo para treinamento e reciclagem dos servidores, propiciando o incremento das atividades de rotina da Instituição.

+ Laboratório de Inovação
Entre os novos projetos a serem encampados a partir de 2019, o Laboratório de Inovação já tem definição de espaço físico e projeto de ambientação em andamento. A Escola da Assembleia larga na frente, sendo pioneira entre as escolas do legislativo do Brasil, alinhando-se a uma tendência mundial. Os laboratórios de inovação são espaços criativos e colaborativos, onde novos conhecimentos são trocados e ideias são desenvolvidas. São projetados para oferecerem condições mais favoráveis a inovação, visando gerar novos produtos, serviços ou orientar a reformulação de processos. Este projeto conta com a consultoria técnica do Instituto Euvaldo Lodi – IEL.

+ Lançamento de Aplicativo
Tecnologia a serviço da interação com a comunidade escolar e a sociedade. Com a chegada do aplicativo para smartphones, a Escola da Assembleia poderá oferecer praticidade e agilidade para informações gerais e matrículas.  

+ Instituições Parceiras
Diversas instituições públicas no Rio Grande do Norte são parceiras da Escola da Assembleia, gerando demandas específicas de cursos e ampliando o universo de alunos, como Justiça Federal do Rio Grande do Norte, Procuradoria-Geral do Estado do RN, Tribunal de Contas do Estado do RN e Federação das Câmaras Municipais do RN – FECAM.

Outros Projetos:

+ Projeto Assembleia na Copa – implantado no segundo semestre de 2012 com o objetivo de integrar a Assembleia Legislativa às ações de apoio à realização da Copa do Mundo de 2014 em Natal. Como atividade, foi definida a oferta de cursos de inglês, em três módulos, para pessoas da sociedade vinculadas ao setor de turismo e afins.

+ Projeto Recomeçar – lançado e implantado no primeiro semestre de 2013.  Tem por finalidade promover a reinserção de pessoas na terceira idade no mercado de trabalho através da capacitação nos idiomas inglês e espanhol, em três níveis. Além disso, oferece cursos, palestras e eventos que estimulem a autoestima de sua clientela, proporcionando momentos de saudável convívio.

+ Curso Preparatório para o ENEM - Curso Preparatório para Vestibular – no período de 2010 ao segundo semestre de 2013, alunos de escolas públicas tiveram acesso a cursos preparatórios para o vestibular.

VOLTAR