Deputados

José Adécio

Atividades Parlamentares:

Oitavo mandato de Deputado Estadual

Partido:

Democratas (DEM)

Data de Nascimento:

21/09/1944

Grau de Escolaridade:

Ensino superior completo

Telefone de Contato:

(84) 3204-3420

E-mail:

joseadecio@rn.gov.br

O deputado Joé Adécio entrou na vida pública em 1972, quando ainda cursava a faculdade de engenharia civil. Em 1973 assumiu a Secretaria de obras urbanismo da Prefeitura de Pedro Avelino/RN e quatro anos após foi eleito prefeito deste município.

No ano de 1987, José Adécio decidiu alçar vôos mais altos elegendo-se deputado estadual. Atualmente está no seu oitavo mandato consecutivo, representando principalmente os interesses das regiões Central Potengi, Mato Grande e Vale do Açu.

Na condição de parlamentar, o deputado se destacou com inúmeros requerimentos e Projetos de Lei, aprovados dentre eles, o que dispõe sobre a circulação em Natal dos táxis cadastrados nos municípios da região metropolitana e o que concede a gratuidade das passagens intermunicipais para os usuários maiores de 60 anos de idade.

José Adécio também propôs a criação dos municípios de Fernando Pedrosa, Itajá, Rio do Fogo e São Miguel do Gostoso; além de ter encartado na Constituição do RN, em 1988, cinco artigos, com destaque para o artigo 12, que institui o Fundo Estadual de Permanente Controle das Secas, e o artigo 28, parágrafo 5º, que dispõem sobre o pagamento com prazo até o último dia útil de cada mês, dos vencimentos dos servidores públicos estaduais e municipais, da administração direta, indireta, autárquica, fundacional, de empresa pública e de sociedade de economia mista.

O parlamentar foi eleito Presidente da Assembléia Legislativa do RN, ocupando o cargo de Janeiro de 1991 à Janeiro de 1993, quando por cinco vezes ocupou interinamente o governo do RN. Em sua trajetória política, foi ainda vice-líder da bancada no Governo José Agripino, liderando o PFL durante oito anos por decisão dos seus pares na Assembléia Legislativa.

José Adécio ainda é o único parlamentar do Rio Grande do Norte escolhido três vezes pela imprensa como 'Deputado do ano'.

VOLTAR