O Censo

O censo previdenciário é uma obrigação legal, que compete a Assembleia Legislativa manter as informações previdenciárias dos servidores efetivos, ativos e aposentados, atualizadas e compatíveis com a base de dados nacional gerida pelo Ministério da Previdência Social.

O censo previdenciário cadastral é o procedimento que permitirá a atualização e consolidação do Cadastro Nacional de Informações Sociais dos Regimes Próprios de Previdência Social, um sistema unificado contendo as informações previdenciárias de todos os servidores públicos do país. Sua implementação visa melhorar a qualidade dos dados cadastrais, combater fraudes, eliminar distorções e assegurar aos servidores benefícios como aposentadoria, auxílio- doença, salário-maternidade e salário-família.

Perguntas frequentes

  • Quem deve fazer o Censo Cadastral Previdenciário?

    Todos os servidores ativos detentores de cargo de provimento efetivo e aposentados do Legislativo Estadual, segurados pelo Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Norte. Os pensionistas previdenciários dos servidores do legislativo devem realizar o censo no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte – IPERN, o período pode ser acessado no site: http://www.melhorparavoce.rn.gov.br/

  • Quem não deve fazer o Censo Cadastral Previdenciário?

    Servidores exclusivamente comissionados, contratados em regime CLT, servidores gratificados, temporários, estagiários e bolsistas.

  • Quais são os períodos de realização do Censo?

    De 15/02/2016 a 26/02/2016 para os servidores públicos, ativos e aposentados, detentores de cargo de provimento efetivo.

  • O Censo é presencial?

    Sim. Os convocados devem comparecer no Local de atendimento para realizar o recadastramento.

  • Onde será realizado o Censo?

    Nas dependências da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte.

  • A data para participar do Censo Cadastral Previdenciário poderá ser agendada?

    Não. Para o caso de impossibilidade de comparecimento na data informada na convocação, o próprio servidor poderá remarcar na Coordenadoria de Recursos Humanos, através do telefone (84) 3232-5743.

  • Como acessar a data de convocação do Censo?

    É preciso acessar o endereço eletrônico http://www.al.rn.gov.br/censo/ e clicar no menu 'CONVOCAÇÃO/MATRÍCULA'. Em seguida, clicar em "Clique e veja sua data de convocação"

  • O que acontece com quem não fizer o Censo?

    O servidor ativo ou aposentado que não realizar o censo previdenciário terá o pagamento de sua remuneração ou provento bloqueado a partir do mês imediatamente posterior ao período do recadastramento.

Convocação / Matrícula

 

Ativos

Nascidos em: Data
Janeiro / Fevereiro / Março 15/02/2016
Abril / Maio 16/02/2016
Junho / Julho / Agosto 17/02/2016
Setembro / Outubro 18/02/2016
Novembro / Dezembro 19/02/2016

 

Inativos

Nascidos em: Data
Janeiro / Fevereiro / Março 22/02/2016
Abril / Maio 23/02/2016
Junho / Julho / Agosto 24/02/2016
Setembro / Outubro 25/02/2016
Novembro / Dezembro 26/02/2016