Selo Unale
Parque das Dunas completa 40 anos e recebe homenagem da Assembleia Legislativa

13/11/2017

Maior parque urbano sobre dunas do Brasil e segunda maior reserva de mata atlântica brasileira, o Parque das Dunas completa 40 anos no próximo dia 22 e foi homenageado em solenidade pela Assembleia Legislativa, numa iniciativa da deputada Cristiane Dantas (PCdoB). A sessão solene aconteceu na manhã desta segunda-feira (13) e reuniu servidores do parque e membros da diretoria do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA/RN), que gere o espaço.

“O Parque das Dunas tem garantido a preservação e conservação dos ecossistemas naturais e é de fundamental importância para a qualidade de vida da população natalense e norte-rio-grandense”, destacou a deputada Cristiane Dantas, que também homenageou diversos servidores.

A parlamentar lembrou o papel da reserva tanto na recarga do lençol freático da cidade, quanto na purificação do ar, com seu ecossistema rico e diversificado, que abriga uma fauna e flora de grande valor, com diversas espécies em processo de extinção.

“O parque é também um importante e infindável campo de estudos, pesquisas e trabalhos de interesse científico, além de oferecer condições para o ecoturismo, atividades educativas, conscientização ecológica e lazer”, afirmou Cristiane Dantas.

O parque é a primeira Unidade de Conservação do Rio Grande do Norte, e reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira. Sua área é de mais de 1.170 hectares.

A comemoração pelas quatro décadas do parque está sendo marcada, ainda, por uma exposição fotográfica durante toda a semana, na Assembleia Legislativa. Durante a solenidade, foi exibido um vídeo produzido especialmente para a ocasião pela TV Assembleia.

Homenageados

Falando em nome dos demais homenageados, o diretor geral do Idema, Rondinelli Oliveira, destacou a visão dos gestores da época pelo pioneirismo, bem como o trabalho de todos os que se dedicaram à preservação do espaço desde sua criação, em 1977, até o momento. O diretor ressaltou o trabalho de sensibilização ambiental que vem sendo realizado.

Também foram homenageados: a atual administradora, Mary Sorage, que traçou um histórico desde a criação até os dias atuais da reserva ecológica; a ex-administradora, Maria Socorro Borges, autora de um breve e emocionado pronunciamento; a arquiteta Márcia Monteiro, responsável pela organização visual e estética do Bosque dos Namorados; Silvana Santos, uma das servidoras mais antigas e até hoje dedicada à preservação do local; a professora e bióloga da UFRN, Eliza Maria Xavier, que descobriu em meio a uma rica fauna, um lagarto de 22 milímetros de comprimento, “lagarto de folhiço”, símbolo da preservação das áreas verdes de Natal.

Outros homenageados foram os irmãos e tenentes Moab Batista de Lucena, subcomandante da Companhia Policiamento Ambiental da Polícia Militar e Tiago Batista de Lucena, do 7º Batalhão de Engenharia de Combate, responsáveis pelo combate às invasões irregulares e assim garantir a proteção do Parque das Dunas e também a Ong Baobá, organização amiga do parque e grande incentivadora da educação e preservação ambiental. A deputada Cristiane Dantas estendeu a homenagem a todos os conselheiros, servidores e também copistas e visitantes do parque das Dunas, por sua “importância fundamental no processo de preservação”. 

Álbum de fotos

Acesso Rápido