Selo Unale
Auditores fiscais recebem homenagem da Assembleia Legislativa

21/09/2017

Por proposição do deputado estadual Albert Dickson (PROS), dez auditores fiscais do Rio Grande do Norte foram homenageados, na manhã desta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa do Estado. A solenidade aconteceu em razão do Dia do Auditor Fiscal, celebrado em 21 de setembro em todo o Brasil.

“O trabalho dos auditores fiscais tem relação direta com o desenvolvimento do Estado, já que eles são os responsáveis por arrecadar os recursos necessários para propiciar investimentos em áreas como Educação, Saúde e Segurança”, declarou Albert Dickson, que é auditor fiscal há 25 anos e elaborou um discurso baseado na história de São Mateus, coletor de impostos que motivou a data.

Durante a solenidade, foram homenageados os auditores fiscais Manoel Assis Borges, Antônio Ribeiro, Genilde Santos, José Kelser da Costa, José Ribamar Damasceno, Fernando Carvalho de Freitas, Manoel Rodrigues de Farias, Lúcio Roberto Pereira e Maria Alzenete Xavier. Além disso, o auditor Cleuton da Silva, já falecido, recebeu homenagem in memoriam.

“Trata-se de uma das profissões mais antigas do mundo e o auditor é incumbido de mostrar à sociedade que pagar imposto é ser cidadão. A nós, cabe a defesa do direito legal de a sociedade ter acesso à saúde, segurança e educação. Saímos no meio da noite para autuar o mal contribuinte para trazer à população mais recursos, pois a sonegação é tão maléfica quanto a corrupção”, disse Manoel Assis Borges, usando de poesia em sua fala.

Também prestigiaram a solenidade os deputados estaduais Getúlio Rego (DEM), George Soares (PR), Nelter Queiroz (PMDB), Fernando Mineiro (PT), Cristiane Dantas (PCdoB) e Márcia Maia (PSDB). Getúlio Rego pediu a palavra para sugerir ao Governo do Estado que aproveite a data alusiva ao Fisco para normalizar o calendário de pagamento dos auditores fiscais, reconhecendo a eficiência da categoria.

Fernando Carvalho de Freitas, presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais do Rio Grande do Norte (Sindifern), também se pronunciou. Ele afirmou que a normalização do calendário de pagamento de todos os servidores seria a melhor demonstração de respeito aos funcionários públicos. Fernando ressaltou ainda a importância do Pacto Federativo, já que atualmente 66% das receitas do país ficam concentradas no Governo Federal.

O Dia do Auditor Fiscal é comemorado anualmente no Estado no dia 21 de setembro e foi instituído por meio de lei de autoria do deputado Nelter Queiroz, sancionada no ano de 2011. O deputado lembrou, durante a solenidade, o auditor Jonas Eufrásio de Medeiros, que faleceu no início deste ano e que, segundo ele, também era merecedor de homenagem da Casa.

Álbum de fotos

Acesso Rápido