Selo Unale
Cristiane Dantas destaca importância do trabalho do perito criminal

06/12/2016

No seu pronunciamento durante a sessão plenária desta terça-feira (6), a deputada Cristiane Dantas (PCdoB) ressaltou a importância do trabalho do perito criminal, cuja data foi instituída nacionalmente como o dia 4 de dezembro. A parlamentar destacou que os profissionais desempenham uma tarefa que se torna imprescindível a cada dia.

“Cabe ao perito criminal o estudo da cena do crime e dos demais vestígios, lançando mão de ferramentas essenciais na busca da verdade material dos fatos, num cenário em que o crime tem se utilizado dos mais diversos mecanismos”, afirmou a deputada.

A data foi instituída no dia 4 em homenagem ao perito Otacílio de Souza Filho, patrono da categoria, que nasceu nesse dia e morreu tragicamente   vítima de uma queda de um precipício, ocorrida enquanto desempenhava o seu trabalho, realizando a perícia de duas mortes.

A parlamentar citou a atuação desses profissionais a favor da justiça, agindo na cena do crime em busca de provas técnicas, na análise científica dos vestígios a fim de colaborar para a elucidação de crimes. “As atividades dos peritos são de grande responsabilidade e eles tem uma formação especializada para exercer a profissão”, disse.

Campanha

Outro destaque do pronunciamento da parlamentar foi a Campanha do Laço Branco, iniciada ontem (5), que fortalece as ações de combate à violência contra a mulher. A data é alusiva ao assassinato de 14 mulheres no Canadá, por ingressarem na faculdade de engenharia. Marc Lepine as assassinou por considerar invasão “num universo masculino” e depois se suicidou.

Esta tragédia ficou conhecida como o “Massacre de Montreal”, a partir da qual um grupo de canadenses criou o movimento para repudiar a atitude. O movimento pela paz ganhou o nome de “Campanha do Laço Branco – Homens pelo fim da violência contra a mulher”, comemorada hoje (6).

A parlamentar parabenizou ainda a equipe da TV Ponta Negra pela conquista de um dos prêmios de jornalismo do Ministério Público Estadual.

Álbum de fotos

Acesso Rápido