Comissão de Finanças faz audiência para apresentação de relatórios da Saúde

17/08/2016

A Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) realizou na manhã desta quarta-feira (17) uma audiência pública no auditório Cortez Pereira, na Assembleia Legislativa, com a presença da secretária de Saúde do Estado, médica Eulália Alves para apresentação dos dois últimos quadrimestres de 2015 e o primeiro deste ano. Os relatórios deixaram evidenciada que a Secretaria não dispõe de recursos orçamentários para atender todas as demandas do setor. Diante do quadro, o presidente da CFF, deputado Tomba Farias (PSB) se comprometeu em mobilizar os colegas do Parlamento no sentido de direcionarem mais recursos para a pasta.

“Tenho certeza que todos os deputados estão dispostos a ajudar a Saúde. É humanamente impossível um paciente ficar esperando numa fila para se submeter a uma cirurgia. No Projeto do Refis que está tramitando nesta Casa vou colocar uma emenda destinando percentual do que for arrecadado para a Saúde, a Segurança e para a seca, disse o deputado Tomba.

Ele solicitou da Secretária que os próximos relatórios sejam encaminhados para a Comissão com antecedência de 10 dias, para que todos os integrantes da CFF tenham cópias para análise e comparações entre um quadrimestre e outro.

Durante a apresentação Tomba questionou a diferença dos números registrados em alguns procedimentos das unidades da Secretaria de Saúde. No último quadrimestre de 2015 foram registradas 11.959 ressonâncias e de janeiro a abril deste ano 8.920. As tomografias foram 32.561 e este ano, no mesmo período, 10.750. Já o cateterismo registrou 1.187 no último quadrimestre de 2015 e no primeiro deste ano apenas 210.

“Percebemos distorções nesses números. Por isso a necessidade de se ter esses relatórios com antecedência”, reforçou Tomba Farias que se comprometeu em destinar emenda orçamentária para aquisição de aparelhos para exames de Arterografia, o que evita as amputações. Atualmente esses exames só são feitos no hospital Onofre Lopes.

Ao final da audiência a Secretária Eulália Alves agradeceu ao presidente da Comissão e reforçou que “os recursos do Orçamento Geral do Estado estão bem aquém das necessidades da Secretaria. Fico satisfeita pelo deputado ter dito que vai lutar por mais recursos para a Saúde”.

Participaram da reunião os deputados Ricardo Motta (PSB) e José Dias (PSDB) e os técnicos da Secretaria de Saúde: Sidney Domingos Ferreira, (coordenador da Central de Demandas Judiciais), Márcia Cunha da Silva (área de Planejamento), Maury Duarte Filho (assessor jurídico) e Carlos Eduardo Albuquerque (subcoordenador de Operações hospitalares), que fez a apresentação dos relatórios.