Selo Unale
Cristiane Dantas destaca prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

06/07/2016

O Julho Verde, mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, foi o tema do pronunciamento da deputada Cristiane Dantas (PCdoB) na sessão plenária desta quarta-feira (6) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A parlamentar contou que teve câncer na tireóide e obteve cura em razão do diagnóstico precoce.

“O diagnóstico precoce é a chave para a cura deste tipo de doença, que segundo o Instituto Nacional de Câncer, é o segundo tipo mais frequente entre os homens, acometendo 18 mil homens por ano no país. Entre as mulheres, tumores malignos na tireóide são os campeões com relação a este tipo de câncer, ficando em quinto lugar no ranking geral do INCA”, alerta a deputada, que durante o pronunciamento estava vestida com a camiseta verde da campanha.

Ainda segundo dados apresentados por Cristiane Dantas, o hábito de beber e fumar aumenta em vinte vezes as chances de um cidadão saudável desenvolver câncer de cabeça e pescoço. A prevenção e o diagnóstico precoce são responsáveis por 90% dos casos de cura do câncer na laringe e faringe.

A campanha de prevenção é promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos, fatores causadores e tratamento da doença. “No próximo sábado, dia 9, haverá uma programação no Parque das Dunas com palestras e no dia 27 será o Dia D, quando terá uma programação extensa envolvendo a população”, informa a parlamentar.

Álbum de fotos

Acesso Rápido