Selo Unale
Hermano solicita ao Governo alternativas para reverter o desemprego no RN

25/05/2016

O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) falou, durante sessão ordinária desta quarta-feira (25), sobre a taxa de desemprego que continua crescendo no Brasil e no Rio Grande do Norte. O Estado ocupa a segunda maior taxa de desemprego no país e o parlamentar solicita ao Governo alternativas para reverter essa crise.

“O Rio Grande do Norte registrou, no primeiro trimestre de 2016, a segunda maior taxa de desemprego do Brasil. Entre janeiro e março, a taxa foi de 14,3%, acima do índice nacional, que foi de 10,9%. São 217 mil desempregados e esse número não está atualizado, pois são dados de março. A Bahia lidera a taxa de desemprego entre os estados, com 15,5%”, disse Hermano.

O parlamentar destacou que diante das estatísticas, o RN não tem grandes perspectivas. No mesmo período do ano passado, o Rio Grande do Norte já tinha sido um dos estados com taxa acima de 10%, quando registrou 11,5% de índice.

Hermano Morais citou ainda o projeto do Governo que isenta combustível da aviação do ICMS para atrair mais voos como uma tentativa de incentivar o seguimento do Turismo, que segundo ele, juntamente com os setores de Comércio e Serviços, é uma categoria das que ainda geram empregos. Ele também disse que espera que o novo pacote de medidas econômicas apresentado pelo Governo Federal possa ajudar a equacionar a crise e reverter a situação.

Em aparte, o deputado Getúlio Rêgo (DEM) chamou a atenção para o aumento da carga tributária no Estado. “A população vive uma situação dramática. Eu alertei para o perigo de aumentar as impostos e assim diminuir a  competitividade das empresas, declinando a capacidade de consumo da população”.

Adoção

Ainda durante o pronunciamento, Hermano Morais lembrou o Dia Nacional da Adoção, comemorado hoje, e parabenizou o juiz da Infância e Juventude, José Dantas Paiva, pelo trabalho realizado e o projeto Acalanto que se propôs a lutar pela causa da adoção.

Acesso Rápido