Campanha da Fraternidade 2016 será tema de Sessão Solene

11/03/2016

A Campanha da Fraternidade 2016 será tema da Sessão Solene marcada para esta segunda-feira (14) na Assembleia Legislativa, proposta pelo deputado Hermano Morais (PMDB). Durante a solenidade, com início às 10 horas, o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira da Rocha, será homenageado.

A Campanha tem como tema este ano, “Casa Comum, nossa responsabilidade”, e como lema, “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.

Hermano explica que todo ano tem o cuidado de inserir nos debates do poder legislativo, a Campanha da Fraternidade, que trata de assuntos importantes. “E este ano a Igreja propões uma discussão sobre o meio-ambiente, setor em que o Brasil está muito atrasado e o nosso Estado também”, afirmou Hermano.

O objetivo geral da Igreja com essa discussão, é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas, e o empenho, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da sociedade.

Os objetivos específicos são os seguintes:

Unir igrejas, diferentes expressões religiosas e pessoas de boa vontade na promoção da justiça e do direito ao saneamento básico; estimular o conhecimento da realidade local em relação aos serviços de saneamento básico; incentivar o consumo responsável dos dons da natureza, principalmente da água; apoiar e incentivar os municípios para que elaborem e executem o seu Plano de Saneamento Básico; acompanhar a elaboração e a excussão dos Planos Municipais de Saneamento Básico; desenvolver a consciência de que políticas públicas na área de saneamento básico apenas tornar-se-ão realidade pelo trabalho e esforço em conjunto; denunciar a privatização dos serviços de saneamento básico, pois eles devem ser política pública como obrigação do Estado; desenvolver a compreensão da relação entre ecumenismo, fidelidade à proposta cristã e envolvimento com as necessidades humanas básicas.

A solenidade está sendo programada numa parceria do gabinete do deputado Hermano Morais com o Pároco coordenador da Campanha da Fraternidade no Rio Grande do Norte, Padre João Maria Nascimento.

Foram convidados para a cerimônia o Reitor do Seminário de São Pedro, Padre José Nazareno, padres de várias paróquias da capital, representantes da UFRN, escolas católicas, e membros do Projeto Rede pela Vida.

O presidente da Câmara Municipal de Natal, Franklin Capistrano (PSB), também foi convidado. Do setor de saneamento público, foram convidados representantes da Caern, Semarh, Idema e Igarn.

A expectativa é que o tema seja debatido também na Assembleia Legislativa, nas sessões e nos veículos oficiais de comunicação da Casa, como rádio, tv e site.