Vivaldo quer municípios equipados para atender casos de viroses

17/02/2016

Em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (17), o deputado Vivaldo Costa (PROS) sugeriu que o problema de superlotação dos hospitais devido ao aumento dos casos de viroses seja amenizado pelos municípios com investimentos nos postos de saúde, tanto de Natal, quanto do interior.

“Os casos de diarreia e vômito estão superlotando as unidades municipais de saúde e não são específicos de Natal, mas de todo o Estado e até no âmbito do Nordeste. Os pacientes das doenças sazonais que acometem nesta época do ano precisam ser atendidos nos próprios postos de saúde”, defendeu o parlamentar.

Vivaldo Costa citou que em Caicó está havendo uma verdadeira epidemia, com o hospital regional recebendo mais de 200 pessoas por dia. O deputado relatou que a situação também é recorrente em outros municípios, como Santa Cruz e Currais Novos. O parlamentar sugeriu que prefeitos e secretários municipais de Saúde montem centros de reidratação oral em suas cidades, evitando o deslocamento de pacientes para hospitais ou outros centros, com exceção dos casos mais graves.

“Quando fui secretário de Saúde do Estado, tomei uma medida para evitar a superlotação do hospital Walfredo Gurgel, fazendo com que os postos de saúde de Natal fossem abertos durante o dia inteiro até às 20hs e nos finais de semana”, afirmou o deputado, que destacou a iniciativa da Prefeitura de Natal pela implantação de um hospital municipal.

Preocupados com o problema, os deputados George Soares (PR), Jacó Jácome (PMN), Hermano Morais (PMDB) e Getúlio Rêgo (DEM), endossaram o pronunciamento. Jacó Jácome afirmou que a inauguração do hospital municipal de Natal foi um importante passo para reforçar o atendimento na capital.