Vivaldo Costa sugere forma de combate ao aedes aegypti

10/12/2015

O elevado índice registrado de casos de microcefalia no estado e as formas de combate ao mosquito aedes aegypti foram abordados pelo deputado estadual Vivaldo Costa (PROS) em pronunciamento feito na manhã desta quinta-feira (10) na Assembleia Legislativa. O parlamentar citou exemplo de trabalho realizado em Cuba, onde estudantes atuaram como agentes de combate.

“É importante ter nessa luta de combate ao mosquito as Forças Armadas, mas também  é importante mobilizar os estudantes. O jovem é idealista e tem prazer de participar de políticas públicas. Minha sugestão é organizar nas escolas pelotões de saúde. Essa contribuição seria e já foi feita na Secretaria de Saúde de Natal e em outros países como Cuba. Lá foram envolvidos jovens no combate ao mosquito e o resultado foi diferente da grande maioria dos países da América Latina”, explicou.

Vivaldo Costa ainda sugeriu que os prefeitos de cada cidade sejam responsabilizados no combate ao mosquito transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika. “Ao invés de deixar a responsabilidade do combate apenas com o secretario de saúde, que essa responsabilidade seja creditada ao prefeito. Ele que deve ser o comandante do combate em todos os municípios”, disse.

O parlamentar ainda citou artigo escrito pelo jornalista Cassiano Arruda citando o bom desempenho do município de São José do Seridó Índice de Desenvolvimento Humano. Os deputados Kelps Lima (SDD) e Raimundo Fernandes (PROS) contribuíram com apartes.