Vivaldo Costa defende recuperação imediata da Passagem das Traíras

23/10/2015

A maior alegria do homem do campo, segundo o deputado Vivaldo Costa (PROS) é ver a chuva chegar, trazendo fartura e abundância, reacendendo a esperança de melhoria para a pastagem, animais e plantações. No entanto, mesmo com essa alegria, a barragem Passagem das Traíras, na região Seridó, apresenta rachaduras em sua estrutura, colocando em dúvida sua solidez para quando a chuva chegar.

Foi sob esse argumento que o parlamentar apresentou esta semana um requerimento ao governador do Estado Robinson Faria (PSD) e aos secretários de Infraestrutura, Jader Torres, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França e ao de Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Haroldo Abuana solicitando a imediata análise da estrutura física da barragem, bem como uma manutenção preventiva.

“É desnecessário tecer longas considerações sobre a premente necessidade da análise e da manutenção preventiva da barragem. Se vier inverno e nas condições em que o reservatório se encontra vai gerar insegurança para as casas que ficam próximas à barragem Passagem das Traíras. É preciso que as autoridades competentes tomem as medidas necessárias para o imediato início das obras”, disse Vivaldo Costa.

A Passagem das Traíras é uma das mais importantes barragens do Rio Grande do Norte. Ela faz parte do conjunto de reservatórios da bacia do rio Piranhas-Açu, tendo barrado o rio Seridó. Está situada nos limites dos municípios São José do Seridó, Jardim do Seridó e Caicó. É o quarto maior reservatório da região Seridó. Seu nome faz referência a um peixe comum na caatinga, a traíra.