Selo Unale
Ezequiel propõe que Outubro Rosa seja instituído no calendário oficial do RN

04/09/2015

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), apresentou projeto de lei para que o Governo do Estado institua no calendário oficial a campanha de prevenção ao câncer de mama, que mundialmente é denominada “Mês Outubro Rosa”. O objetivo é sensibilizar cada vez mais mulheres para que realizem exames necessários à prevenção da doença.

“Segundo o Instituto Nacional de Câncer, este tipo de câncer é o que leva mais mulheres à morte no Brasil. É importante dar maior visibilidade à Lei Federal que trata das ações de prevenção, detecção e tratamento do câncer do colo uterino e de mama no âmbito do SUS”, afirmou Ezequiel.

O movimento Outubro Rosa começo nos Estados Unidos. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer e estimula a participação da população, empresas e entidades. A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao movimento foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo, em outubro de 2002.

Acesso Rápido