Selo Unale
Cristiane propõe "Botão do Pânico" para vítimas da violência doméstica

28/08/2015

A deputada Cristiane Dantas (PCdoB) está propondo ao Governo do Estado a instalação do Dispositivo de Segurança Preventiva (DSP), mais conhecido como botão do pânico, para a fiscalização das medidas protetivas em favor das vítimas de violência doméstica. O DSP já vem sido utilizado com sucesso em outras cidades brasileiras.

“Esta medida se faz necessária para ampliar os mecanismos de fiscalização da Lei Maria da Penha. Nosso Estado é o quinto do País a apresentar o maior índice de casos de violência doméstica segundo o IBGE”, afirmou a deputada.

As cidades de Vitória (ES) e Londrina (PR) já vem utilizam o dispositivo. De acordo com a proposição da deputada, o DSP funcionaria interligado ao Centro Integrado de Operações (Ciosp), oferecendo a localização exata da ocorrência.

Assistência

Outra proposição da parlamentar com foco nas mulheres vítimas da violência doméstica e de crimes sexuais no RN, é para que o Governo do Estado firme convênios com instituições de ensino superior – públicas e privadas – para o atendimento psicossocial e jurídico às vítimas.

“Esse convênio é viável e com custo mínimo ou nenhum custo ao Estado para aquelas mulheres que buscam atendimento nas Delegacias Especializadas na Defesa da Mulher (Deam´s)”, afirmou Cristiane.

Acesso Rápido