Selo Unale
Galeno diz que aceleração de obras da transposição depende da união política

26/08/2015

O deputado Galeno Torquato (PSD) externou sua preocupação com as obras da transposição do Rio São Francisco, especificamente o trecho de 6 quilômetros, compreendido entre as cidades de São José de Piranhas e Cajazeiras, na Paraíba. A obra está condicionada à conclusão de outro trecho no Eixo Norte. Galeno, que é presidente da Frente Parlamentar da Água, alertou sobre um provável retardo, prejudicando a população.

“Nosso pronunciamento é para que a classe política do nosso Estado se atenha a esse problema, pois se não concluir esse pequeno trecho, chegará dezembro de 2016 e não teremos água do São Francisco aqui no Rio Grande do Norte”, disse Galeno.

O deputado citou outra preocupação com mais um trecho da obra, este de 113 quilômetros, que ainda não foi licitado. O deputado esteve recentemente na comitiva que acompanhou a inauguração, pela presidente Dilma Roussef, da estação de bombeamento do Eixo Norte do Rio São Francisco, em Cabrobó, sertão pernambucano, correspondente à primeira etapa da obra e afirmou que sua participação foi também para cobrar do Governo Federal, especialmente do Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, a conclusão do referido trecho.

“Estamos preocupados porque o Governo Federal anunciou que a conclusão só se daria após outras obras. Esta Casa tem que se juntar aos Estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará. O Rio Grande do Norte não pode ficar na poeira por descaso do Governo e por falta de atitude da classe política”, afirmou.

Os deputados Carlos Augusto Maia (PTdoB) e Getúlio Rêgo (DEM) endossaram as palavras do colega. “É importante essa união de forças”, disse Carlos Augusto. Getúlio ressaltou que a obra já deveria ter sido inaugurada há cinco anos e teme que seja adiada para a próxima campanha eleitoral.

 

Acesso Rápido