Galeno requer para criação da Frente Parlamentar da Água

09/06/2015

O deputado estadual Galeno Torquato (PSD) apresentou requerimento pedindo a criação da “Frente Parlamentar da Água”, uma iniciativa que pretende discutir e propor soluções para o enfrentamento ao problema da falta de água provocada pelo grande período de estiagem no Rio Grande do Norte. De acordo com o parlamentar, a Frente buscará reunir prefeitos, deputados estaduais, federais, senadores e o governador em torno dos recursos hídricos, tema que afeta diariamente a população norte-riograndense.

“Nós já debatemos a importância da participação da Casa na discussão da crise hídrica que está passando o Rio Grande do Norte. E a criação dessa frente é importante para que possamos acompanhar e se unir ao Governo do Estado na busca por soluções imediatas para as regiões que sofrem com a falta de água”, destacou Galeno.

O parlamentar citou a participação em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (8) com o deputado estadual da Paraíba, Jeová Campos (PSB), líder da Frente Parlamentar de Combate a Seca na Paraíba para debater desafios do enfrentamento a seca no Nordeste. “Essa é uma luta não só do RN, mas dos estados mais afetados. A frente da Paraíba existe há três meses. Precisamos nos unir e buscar soluções a curto prazo, para que possamos cobrar do Governo Federal recursos suficientes para as obras em andamento no Rio Grande do Norte”, destacou.

O presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB) também se manifestou sobre o tema. “Esse é um assunto de maior relevância. Não é um simples período de estiagem, já são 1.500 dias de seca fazendo com que reservatórios que nunca secaram, estejam secos e outros estejam a ponto de secar como, por exemplo, o Gargalheiras que atingiu um nível que nunca atingiu. Chegando a deixar de abastecer os municípios de Acari e Currais Novos, além de outras situações dramáticas, como a de Carnaúba dos Dantas, que há dois anos é abastecida com carros-pipa”, citou.

Os deputados Hermano Morais (PMDB), Tomba Farias ( PSB), Gustavo Carvalho (PROS) e Nélter Queiroz (PMDB) colaboraram com o debate propondo colaboração com a Frente. “Vamos ajudar o povo e desburocratizar o governo para que as coisas andem", disse Nélter.