Selo Unale
José Dias cobra retomada de obras de saneamento em praias de Parnamirim

27/05/2015

Em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (27), o deputado José Dias (PSD) criticou os motivos que levaram à paralisação das obras de saneamento das praias de Pium, Cotovelo e Pirangi. De acordo com o parlamentar, as obras sofreram embargo do Patrimônio da União.

“As obras foram praticamente concluídas. Ficou pendente apenas uma das cinco estações de tratamento previstas, que precisava avançar três metros dentro do terreno da Barreira do Inferno, o que nunca foi autorizado pela Aeronáutica. Para contornar essa situação, o projeto fez um desvio e as obras acabaram sendo embargadas”, lamentou José Dias.

Segundo o deputado, o sistema de saneamento até poderia entrar em operação sem a estação que foi paralisada, mas essa possibilidade foi inviabilizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, que exigiu um estudo sobre os efluentes que seriam destinados a um emissário que desemboca no Rio Pirangi.

“Estes efluentes são tratados fisicamente e quimicamente contra coliformes e nitrato. Mesmo que eles tragam algum prejuízo ao Rio Pirangi, os danos seriam consideravelmente menores que os de hoje”, comentou o parlamentar.

José Dias comentou que a conclusão das obras de saneamento iriam resolver os problemas de contaminação do solo e possibilitar a construção de equipamentos modernos e fundamentais para o desenvolvimento do turismo em Parnamirim. “Teríamos a grande vantagem de incentivo econômico e social. Infelizmente, esse comportamento do Ministério Público desmoraliza as instituições”, concluiu o deputado.

Acesso Rápido