Selo Unale
Assembleia 180 Anos: A participação feminina no Legislativo do RN

30/04/2015

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte completa 180 anos de história e a participação feminina no Poder Legislativo é um capítulo que teve início em 1934, quando Maria do Céu Fernandes, seridoense de Currais Novos, se destacou nas eleições para a 16ª Legislatura como a primeira mulher eleita deputada estadual, pelo Partido Popular.

Maria do Céu também foi a primeira deputada estadual mulher no Brasil. Eleita com 12.058 votos, teve seu mandato cassado em 1937, por discordância das ideias getulistas durante o Estado Novo.

Maria do Céu Fernandes nasceu em 6 de novembro de 1910, na cidade de Currais Novos. Ela chegou à Assembleia Legislativa em 1934, ainda solteira, aos 24 anos, para um mandato curto de menos de 2 anos. A parlamentar foi eleita pelo Partido Popular, que era oposição a Getúlio Vargas. Maria do Céu era irmã do ex-governador Cortez Pereira, e pela passagem na Casa do Povo foi considerada uma das melhores oradoras do Legislativo.

Quem visitar o Memorial Parlamentar terá a oportunidade de conhecer o perfil de 13 mulheres que representaram as norte-riograndenses na Casa Legislativa. Na última eleição, com o mandato de Cristiane Dantas (PCdoB) em 2014, o número de mulheres que conquistaram vaga na Assembleia Legislativa chegou a 14.


Para a deputada Cristiane Dantas a participação feminina é fundamental na política do RN. “As mulheres veem a política com outros olhos e consegue enxergar novos horizontes e novas possibilidades. A sensibilidade feminina contribui com a política e é importante ressaltar a necessidade de mais mulheres na política do RN”, disse Cristiane Dantas.

Na legislatura atual, também está a deputada Márcia Maia (PSB), reeleita no ano passado. Das 14 deputadas potiguares já eleitas, apenas Márcia Maia assumiu a presidência da Casa. A parlamentar assumiu a cadeira, por um perídodo em 2011, quando o presidente à época, Robinson Faria, assumiu a posição de vice-governador do Rio Grande do Norte.

A deputada Márcia Maia é ainda a mulher com mais mandatos consecutivos, estando no quinto mandato e também foi a primeira a assumir a presidência da mais importante comissão temática do Legislativo, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, eleita nesta legislatura.

“Assumir a presidência foi um desafio. Nenhuma mulher havia assumido a posição antes e na época coincidiu de todos os poderes estarem sendo ocupados por mulheres. Estamos fazendo história, não só pela presidência, mas também por assumir a Comissão de Constituição e Justiça. Esta é uma das Comissões mais importantes da Assembleia Legislativa, por onde devem passar todas as matérias. Infelizmente temos nossa bancada reduzida na Assembleia e isso aumenta a responsabilidade”, disse Márcia Maia.

No Memorial Parlamentar o público tem acesso a fotografias das parlamentares e de documentos que registram a atuação de cada uma dessas mulheres.

Confira as 14 mulheres eleitas deputadas estaduais no Rio Grande do Norte, de 1934 a 2015: Maria do Céu Pereira Fernandes, Lindalva Torquato, Mônica Nóbrega, Ana Maria Cavalcanti, Fátima Bezerra, Ivonete Dantas, Nirinha Fernandes, Márcia Maia, Ruth Ciarlini, Sandra Rosado, Gesanne Marinho, Larissa Rosado, Micarla de Sousa e Cristiane Dantas.

Acesso Rápido