Selo Unale
Ezequiel Ferreira propõe Selo Comércio Sustentável

30/04/2015

No Brasil, cerca de 26,3 milhões de toneladas de comida têm o lixo como destino final. No Rio Grande do Norte, apesar de não haver dados estimados para o tamanho do desperdício, a produção de lixo na Ceasa chega a 13 toneladas, sendo 90% de material orgânico. A fim de promover a informação e evitar o desperdício, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PMDB), está propondo a adoção do Selo Comércio Sustentável, destinado a estabelecimentos que promovam ações para evitar o desperdício de alimentos.

De acordo com o projeto de lei do presidente da Casa, ficam contemplados os supermercados, restaurantes, bares, lanchonetes, mercearias e congêneres. O programa deverá ser implantado no âmbito de todo o Estado, para os estabelecimentos que fizerem sua inscrição no órgão a ser designado pelo Governo do Estado no ato de regulamentação desta lei.

O projeto prevê que o selo será conferido por uma comissão formada por três servidores a ser nomeada pelo Governo, à qual competirá definir critérios para avaliação e adoção das medidas para evitar o desperdício.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) estima que anualmente 1,3 bilhão de tonelada de alimentos é desperdiçada em todo o planeta.

Acesso Rápido