Selo Unale
Assembleia Legislativa recebe comitiva da Renânia-Palatinado

24/04/2015

Na sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (24) para recepcionar a comitiva formada por empresários e políticos do estado alemão da Renânia-Palatinado, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), afirmou que a Casa pretende instituir um mecanismo permanente, moderno e eficiente para intensificar a parceria entre as duas federações.

Ezequiel também ressaltou o empenho da iniciativa privada, como é o caso da Federação do Comércio (Fecomércio), Federação das Indústrias (FIERN) e do Centro de Energias Renováveis e Tecnologia do Gás (CTGAS-RN), que vem fortalecendo a união dos dois Estados e demonstrando resultados palpáveis. Ezequiel Ferreira afirmou que a Assembleia Legislativa se coloca à disposição para auxiliar no que for necessário para estreitar ainda mais esses laços.

“Queremos possibilitar de maneira prática e efetiva as formas de identificar as viabilidades econômicas e atrair os interesses dos dois Estados a fim de se unirem em busca de um futuro de progresso para nossos povos”, disse Ezequiel. Ele afirmou que o propósito é criar um celeiro de empreendimentos nas mais diversas áreas: econômicas, técnicas, culturais, educacionais e sociais a fim de permitir o desenvolvimento sustentável e a promoção humana e social.

O presidente do parlamento da Renânia, Joachim Mertes, disse que a boa relação entre o Brasil e a Alemanha já é tradição e ressaltou a alegria, hospitalidade e franqueza do povo potiguar. Durante a solenidade o parlamentar reafirmou o interesse em estreitar a parceria entre os dois Estados e ao final  disse: “A missão dos políticos, dos dois lados do Atlântico é cuidar para que as ações da política facilitem a vida das pessoas.

Também participaram da sessão solene a senadora Fátima Bezerra (PT), a vice-governadora da Renânia, Evelin Lemke, o cônsul-geral da Alemanha para o Nordeste, Dietmar Bock, o cônsul honorário da Alemanha no RN, José Dionísio Gomes da Silva, o coronel Francisco Reis, além dos deputados da Casa.

Acordo

 Após a solenidade, a comitiva se reuniu com os deputados e reforçou o interesse de investir no RN. No campo da educação e formação profissional, será estudada uma forma de capacitação de trabalhadores e estudantes dos dois Estados para qualificação de mão-de-obra voltada para o setor turístico, com foco na gastronomia e hotelaria.

 Com relação ao intercâmbio cultural entre os estudantes universitários dos dois Estados, o deputado Fernando Mineiro (PT) informou que vai contatar a UFRN e UFERSA a fim de que as universidades identifiquem as demandas e possibilidades de participação na próxima rodada do programa Ciências sem Fronteiras. Mineiro também sugeriu que seja criada uma interlocução permanente entre os parlamentos potiguar e alemão a fim de identificar as maiores demandas das duas federações. A vice-governadora do estado alemão, Evelin Lemke, sugeriu que os estudos de viabilidade econômica aconteçam sob a perspectiva da globalização, para que a produção se adeque às características dos alemães e norte-rio-grandenses.  

            n O deputado Hermano Morais (PMDB) falou com otimismo da iniciativa de aproximação e citou a possibilidade de incremento econômico do RN na comercialização de gás, petróleo, energia eólica e solar. “Acompanho esta parceria há alguns anos e o que se busca são interesses comuns para que este intercâmbio se fortaleza e se efetive para ambas as partes”, disse.

Álbum de fotos

Acesso Rápido