Selo Unale
Albert defende tratamento gratuito aos portadores de psoríase e vitiligo

01/04/2015

A prevenção e o tratamento da psoríase e do vitiligo é objeto de um Projeto de Lei encaminhado à Assembleia Legislativa pelo deputado Albert Dickson (PROS). A proposta do parlamentar visa assegurar aos portadores dessas doenças o acesso a exames, medicamentos e tratamento na Rede Estadual de Saúde.

“O acesso gratuito ao tratamento adequado da psoríase e do vitiligo minimiza as complicações decorrentes do atendimento tardio e inadequado. A nossa proposta consiste ainda na erradicação do preconceito e na recuperação da autoestima dos portadores, visando o seu retorno ao convívio social”, afirma Dickson.

Para a implementação do programa na Rede Estadual de Saúde, o projeto prevê a criação de um grupo de trabalho formado por especialistas em psoríase, vitiligo, saúde e políticas públicas, além de representantes de associações de portadores destas doenças dermatológicas.

De acordo com o projeto, o Governo do Estado poderá estabelecer programas de intercâmbio e cooperação técnica com universidades e hospitais universitários, a fim de desenvolver e aprimorar pesquisas sobre o tema. O Executivo poderá criar também polos de atendimento especializado.

O programa de apoio aos portadores de psoríase e vitiligo irá assegurar, na rede pública de saúde, os seguintes serviços: exame diagnóstico das doenças; tratamento ininterrupto adequado orientado por médicos especialistas das doenças, inclusive psicológico; acesso universal a medicamentos; capacitação de agentes de saúde estaduais para atender a demanda existente.

Dermatoses

A psoríase e o vitiligo são doenças crônicas de pele, benignas e não contagiosas. O portador dessas dermatoses tende a ser alvo de preconceitos, o que lhe causa sensível diminuição da autoestima.

Estima-se que 2% a 3 % da população brasileira seja portadora de vitiligo e cerca de 5 milhões sejam portadores de psoríase. No Rio Grande do Norte não há dados oficiais e precisos sobre o universo de portadores dessas doenças. 

Acesso Rápido