Selo Unale
Assembleia Legislativa assegura parceria entre Alemanha e Rio Grande do Norte

05/03/2015

Os projetos de parceria entre a Alemanha e o Rio Grande do Norte foram debatidos entre os deputados e o cônsul honorário da Alemanha no Rio Grande do Norte, Axel Geppert, nesta terça-feira (10), em reunião na Assembleia Legislativa. O cônsul foi recebido pelo presidente da Casa Ezequiel Ferreira (PMDB) e os deputados Fernando Mineiro (PT) e Hermano Morais (PMDB).

Desde 2009 o Rio Grande do Norte e o estado alemão da Renânia Palatinado, um dos 16 estados da Alemanha, mantém uma parceria que resulta na assinatura de termos de cooperação entre os países. Para Ezequiel Ferreira, a parceria é importante e deve continuar. “Os projetos econômicos e de pesquisa que beneficiam o Rio Grande do Norte vão continuar e contam com o apoio desta Casa. É importante continuar com essa parceria entre os dois estados e a Assembleia Legislativa que estará sempre disposta a estreitar os laços com a Renânia com o objetivo de buscar mais desenvolvimento para o Estado”.

Nos últimos seis anos, foram assinados termos de cooperação com as Federações do Comércio e da Indústria dos dois estados, institutos de pesquisa, universidades, entidades voltadas para o turismo, e com o Parlamento. Um dos resultados dessa relação foi a doação de um dessalinizador ao Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER). O equipamento é movido à energia solar e tem a capacidade de transformar água salobra em água potável.

E para este ano, a parceria deve contar com a visita institucional que acontecerá nos dias 23 e 24 de abril deste ano, ocasião em que uma delegação com cerca de 30 pessoas virá ao Rio Grande do Norte para tratar das relações de cooperação em diversas áreas.

Acesso Rápido