Selo Unale
George Soares manifesta preocupação com estado da Lagoa do Piató

20/11/2014

O deputado George Soares (PR) manifestou hoje (20) a preocupação dele com a situação em que se encontra a lagoa do Piató, na cidade de Assu, por causa da seca no Estado e cobrou providências do governo do Estado para a sua recuperação.

Segundo o parlamentar, o local conhecido como ponto turístico da cidade, sustenta mais de mil famílias residentes nas comunidades que circundam a lagoa. No entanto, ressaltou que a seca e a falta de planejamento por parte dos poderes responsáveis estão matando um dos principais cartões portais do Vale do Açu.

“Nós não podemos ficar de braços cruzados, quietos e conformados com essa situação. Os homens que residem nas comunidades do anel da Lagoa, que antes eram pescadores, agora viraram agricultores e plantam nas margens rachadas, mas ainda úmidas. Os barcos estão ancorados no chão rachado, não mais navegam sobre a rasa água do reservatório”, afirmou.

George alertou que a Lagoa do Piató encontra-se isolada, muito embora fique próxima a um largo braço do rio Piranhas-Açu, que poderá se tornar uma espécie de reservatório de escoamento, se construído um canal de interligação para transposição da água.

“Essa estrutura recuperada, num trabalho conjunto dos governos estadual e municipal e, se necessário federal, possibilitará que a Lagoa do Piató permaneça sempre cheia, não vindo mais a secar nos anos de estiagem, que causam muitos prejuízos aos populares tiram dela seu sustento”, disse.

Ele lembrou ainda que a Lagoa de Piató já teve grande produção de peixe e camarão que era comercializada para toda a região Nordeste. “É assim que espero ver a Lagoa em um curto espaço de tempo”, concluiu.

 

Acesso Rápido