Assembleia faz sessão solene pelos 75 anos da Província do Amor Divino

26/05/2014

Por iniciativa do deputado George Soares (PR), a Assembleia Legislativa prestou homenagem às Filhas do Amor Divino, pelos 75 anos da Província do Amor Divino no Rio Grande do Norte. A sessão solene foi realizada na manhã desta segunda-feira (26) e contou com a presença de representantes das congregações das diversas regiões do estado.

George Soares fez homenagens a diversas personalidades da congregação e contou um pouco da história da fundação da Província do amor Divino do estado, desde a chegada em Caicó, Assu, até Natal. “Sou grato aos abnegados mestres dessa instituição pelos ensinamentos. Estou tendo a oportunidade para enaltecer e agradecer p trabalho”, disse antes de classificar o Colégio Neves, como “maior instituição educadora e religiosa da província potiguar”. O parlamentar fez a entrega de placas em homenagem às representantes da congregação pelos relevantes serviços prestados.

“Mesmo envolvidas em uma historia mesclada de limites, somos impregnadas de evangélicas utopias, geradoras daquela força que a fragilidade tenta esconder. Resgatando origens, celebrando memória , atualizando tradição e agradecendo a todos que ajudaram a construir essa historia”, disse a Irmã Vilma Lúcia.

A Madre Provincial das Filhas do Amor Divino, Ana Carla de Melo Silva, destacou a história da chegada da congregação no RN e agradeceu diretamente aos presentes na homenagem. “Muito obrigada a Casa Legislativa, a todos e a cada um”.  A Madre entregou ainda a Comenda Madre Francisca Lechner ao ex-aluno e deputado estadual George Soares, propositor da homenagem. “Fiquei emocionado”, disse.

Mais
As primeiras Filhas do Amor Divino chegaram ao Brasil, pelo Rio Grande do Sul, em 1920, onde exerceram seu apostolado por meio da atuação de Ir. Teresina Werner. Em 1925 a convite do Bispo de Natal, Dom José Pereira Alves, Irmã Teresina Werner decide pela fundação de uma comunidade religiosa  das Filhas do Amor Divino no Rio Grande do Norte, a fim de iniciar os primeiros trabalhos da província do Nordeste, em Caicó.

No dia 19 de dezembro de 1938, foi oficializada pela Santa Sé, a Província Nossa Senhora das Neves com sede em Assú, onde já existia o primeiro Noviciado das Filhas do Amor Divino no Nordeste do Brasil. Em 1950 a sede foi transferida para Natal no Colégio N. S. das Neves  e, em 06 de Abril de 1972, para Parnamirim.