Selo Unale
Assembleia faz sessão solene pelo Dia Nacional do Escoteiro

20/05/2014

Por iniciativa do deputado George Soares (PR), a Assembleia Legislativa prestou homenagem aos escoteiros, pela passagem do Dia Nacional do Escoteiro, comemorado em 23 de abril. A sessão solene foi realizada esta manhã (20) e contou com a presença de grupos de escoteiros de diversas regiões do RN.

George Soares fez homenagens a diversas personalidades da União dos Escoteiros do Brasil, seção RN, algumas in memorian, como o ex-senador João Faustino e Antônio Carlos Dantas da Silva, este último pelos relevantes serviços prestados ao escotismo de Assu. Durante a solenidade, foi dedicado um minuto de silêncio em memória do procurador Miguel Josino, falecido ontem.

Também foram homenageados o Grupo de Escoteiro José Nazareno Fernandes, de Assu, pelos 80 anos de atividades. O escotista Antônio Carlos Dantas da Silva recebeu uma homenagem póstuma pelos serviços prestados ao movimento escoteiro no município.

George Soares já apresentou projeto de lei reconhecendo como patrono do escotismo no RN o assuense Luiz Soares de Araújo, mais conhecido como Professor Luiz Soares, que teve intensa participação na vinda do movimento. O Escotismo foi trazido para o Brasil em 1917, atendendo solicitações do poeta Olavo Bilac, que era um grande admirador do movimento. No RN, teve a participação do então vice-governador Henrique Castriciano de Souza, do professor Luiz Soares e do comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros de Natal Antônio Monteiro Chaves.

"A partir daí são inúmeros os benefícios que os escoteiros potiguares tem trazido para o desenvolvimento do nosso Estado. Mas por dever de justiça, nenhum deles teve a dedicação plena ao movimento como foi o professor Luiz Soares”, disse George.  Foi o professor quem fundou a Associação de Escoteiros do Alecrim, em 1919 e quinze anos depois levou o movimento para Assu e outros municípios.

O presidente do 55º Grupo de Escoteiros José Nazareno Fernandes, Edilson Guilherme dos Santos, traçou um breve histórico do grupo. “É grande sua contribuição ao longo de oito décadas. Temos um sonho e este sonho é colegiado, de tornar possível a criação do segundo centro de juventude em Assu”, disse.

Álbum de fotos

Acesso Rápido