Selo Unale
Deputados falam sobre a crise e alternativas para a fruticultura no Vale do Açu

24/04/2014

O deputado George Soares (PR) disse que apesar da crise financeira que atingiu diversas empresas no Vale do Açu, agravada com as enchentes de 2008, algumas já estão encontrando alternativas para reverter a situação. É o caso da Delmonte, que vem reestruturando suas atividades.

Acerca do assunto e das demissões anunciadas pela empresa, o deputado participou de uma reunião com o gerente geral da exportadora, Sérgio Camacho, e com o presidente da Federação de Agricultura do RN, José Vieira. Segundo o deputado, o gerente anunciou que mudanças como o redirecionamento da produção para o mercado interno já estão sendo feitas e resultando em lucros.

A empresa pretende iniciar a produção de coco com beneficiamento da fruta e seus produtos, como a água de coco e outros. “Há entraves também da legislação trabalhista que prejudicam as empresas. Em apenas uma fiscalização foi aplicada uma multa de mais de um milhão de reais. Diante de vários fatos, a empresa tomou a decisão em novembro de fechar o mercado de exportações e aproveitar a produtividade do Vale do Açu, atender o mercado interno e vem dando certo”, disse George.

O parlamentar também lembrou que os representantes das empresas do Vale também aguardam novidades sobre o projeto da ZPE do Sertão, que está sendo remodelado. Esse inclusive será tema de audiência pública que seu mandato irá promover no próximo mês.

Fruticultura

            Outro deputado que também se pronunciou sobre a crise da fruticultura na região foi Nelter Queiroz (PMDB). O parlamentar disse que a importação de bananas prejudica os produtores. “O governo federal permitiu a entrada de bananas do exterior prejudicando a economia não só do nosso Estado, mas de todo o País”, disse.

Escotismo

            Em seu pronunciamento na sessão de hoje (24) o deputado também fez uma homenagem ao Dia do Escoteiro, comemorado ontem. George disse que o município de Assu tem um dos agrupamentos mais antigos do RN e elogiou seus integrantes: “O escotismo torna os meninos cidadãos exemplares. Em Assu não tenho conhecimento de nenhum escoteiro que tenha se envolvido em drogas ou em qualquer outro problema”, disse.

            George Soares apresentou projeto de lei tornando Luis Correia Soares de Araújo o patrono do escotismo do RN. “Ele é a maior referência do escotismo em terras potiguares. Foi um exemplo de homem simples e íntegro”, disse.

Álbum de fotos

Acesso Rápido