Parlamentares discutem projetos para o Vale do Açu

09/04/2014

Durante a permanência do Legislativo do RN no município de Alto do Rodrigues, os deputados trataram de assuntos e projetos pertinentes à região. Geração de emprego e renda, melhorias nas áreas de segurança, saúde e educação foram debatidos durante a sessão plenária, que aconteceu em seguida à sessão solene de instalação.

O presidente da ALRN, deputado Ricardo Motta (PROS), disse que a questão da segurança pública no município, alvo de grandes assaltos, é uma das principais reivindicações do prefeito Abelardo Rodrigues e da população e o tema é uma preocupação dos parlamentares. “As constantes solicitações de Abelardo e as variadas ações da Assembleia, através da participação dos colegas que não mediram esforços, podem nos trazer boas respostas na semana que vem relacionadas à questão da segurança”, disse. O deputado ainda elencou uma série de ações promovidas em Alto do Rodrigues e cidades vizinhas através da atividade parlamentar.

Emprego e renda

A economia local foi o tema do pronunciamento feito pelo deputado estadual Hermano Morais (PMDB) que se mostrou preocupado com a queda de produção e consequente queda de investimentos da Petrobras no estado. De acordo com o parlamentar o Rio Grande do Norte teve a menor produção dos últimos anos.

“E isso tem reflexo imediato nessa região. Alto do Rodrigues é privilegiada por possuir a região do Vale do Açu, que ajuda a garantir investimentos. Mas é preciso investir na recuperação de poços para podermos recuperar essa produção. Temos que fazer a cobrança necessária para que os investimentos aconteçam e não haja retração no mercado de trabalho”, disse.

Prestação de contas

Em seu pronunciamento o deputado Gustavo Fernandes (PMDB) fez uma prestação de contas do atual mandato. O parlamentar afirmou que Alto do Rodrigues tem uma grande importância sócio-econômica no RN e está com vários serviços defasados.

O parlamentar disse que alguns pleitos encaminhados ao governo do Estado não foram atendidos, como a instalação de uma base do Samu no município. O deputado disse que apresentou requerimentos solicitando também melhorias no sistema de segurança, que mostrou sua fragilidade durante um assalto aos Correios, após o qual os assaltantes tripudiaram das autoridades locais.

A melhoria das instalações do matadouro local e a instalação de um dessalinizador e a limpeza de cata-vento para as comunicades de Canafístula e Gajé também foram mencionadas por Gustavo Fernandes. “Agradeço o apoio da Casa Legislativa e dos vereadores de Alto do Rodrigues para poder realizar o meu trabalho”.

Cobranças

O deputado George Soares (PR) fez cobranças ao Governo do Estado para que execute projetos que beneficiam a região do Vale do Açú. Entre eles está a obra estrada da castanha. Outra solicitação são os reparos na RN 118, estrada que liga o Vale do Açú à Macau. "Essa estrada é muito importante e está muito perigosa", disse. O deputado lembrou que rodovia recebeu o nome do major Montenegro, nome de destaque na agricultura e na política do Vale do Açú.

George Soares falou sobre sua preocupação com o Projeto de Lei que prevê que o pequeno produtor de energias renováveis use para seu próprio fim e venda o excedente. Segundo George, o projeto foi aprovado pela Casa, mas foi vetado pelo Governo. "Outros Estados já têm esse projeto aprovado. Apelo para que os deputados derrubem esse veto", afirmou.

O início da construção da barragem de Oiticica também foi um dos temas abordados pelo parlamentar.  O deputado falou, ainda, sobre a situação da exportadora Dell Monte, que vai demitir cerca de 6 mil funcionários. "Sugiro formarmos uma comissão para conversar com a diretora da empresa para rever essa situação", disse. George. A ZPE do Sertão e a criação do Porto do Mangue também foram temas levados à sessão plenária pelo deputado.

Pioneirismo

Os deputados Gilson Moura (PV) e Kelps Lima (Solidariedade) encerraram os pronunciamentos e destacaram a importância do município para a região e o RN. Kelps Lima chamou a atenção para a questão da eficiência no serviço público. “Precisamos prezar a competência, o saber fazer e realizar. Todos nós, independente da faixa etária, do nível social e de escolaridade, somos vítimas de um estado que não promove mais a segurança e o bem-estar da sua sociedade”, disse.

Kelps Lima disse que essa conta já chegou para todos os cidadãos e também para a classe política: “Se a classe política não tiver uma postura diferente, sofrerá nas urnas”, disse.