Selo Unale
George Soares fala sobre demissões da exportadora de frutas Del Monte

25/03/2014

A principal exportadora de bananas do Rio Grande do Norte, a Del Monte – empresa que mantém mantém 10 fazendas na região do Vale do Açu com 1.450 hectares de área plantada -, irá demitir mais de 6 mil trabalhadores no Estado. A informação foi levada ao Plenário da Assembleia Legislativa pelo deputado George Soares (PR), durante sessão plenária desta terça-feira (25). Na ocasião, o parlamentar fez um apelo ao Governo do Estado, Federação da Indústria (Fiern), Federação da Agricultura (Faern) e todo setor produtivo para que interfiram nessa situação.

“São milhares de pais de família que pederão suas fontes de sustentação. Milhões de reais que deixarão de circular na economia do Estado. Em 2008 o vale do Açú sofreu com uma grande enchente e agora vive os efeitos da seca. O setor produtivo depende do clima e tem enfrentado grandes dificuldades. Há quem pense que se trate de qualquer empresa, mas é uma demissão de mais de 6 mil postos de trabalhao. Isso é um desastre par a economia do RN. Isso irá gerar muito prejuízo”, afirmou.

Para o deputado, O RN não uma péssima condição de infraestrutura que impede investimentos privados. “É preciso que o Governo crie condições para a chegada de novas indústrias, mas também dê apoio às que já funcionam aqui. Por causa dessa precariedade, o Vale do Açú está na iminêcia de perder uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). O projeto foi apresentado nesta Casa, fizemos audiências públicas sobre isso”, disse George.

O parlamentar lembrou que Estado vizinhos como Ceará, pernambuco e Alagoas estão à frente do RN no setor industrial. “Até quando vamos assistir esses Estados se transformarem em celeiros de apoio, enquanto o RN se afasta aos poucos dos empreendedores que podem gerar riquezas para nosso Estado? O Vale do Açú clama por ajuda. Essas demissões causarão um terremoto econômico para o RN”, argumentou.

Acesso Rápido