Selo Unale
Hermano fala sobre campanha de prevenção à doença renal crônica

13/03/2014

O deputado Hermano Moraes (PMDB) destacou na sessão plenária desta quinta feira (13) as ações que estão desenvolvidas a partir de hoje e até o próximo domingo, pela Sociedade Brasileira de Nefrologia na campanha “1 em 10. O Rim Envelhece, Assim Como Nós”, dentro das comemorações do Dia Mundial do Rim, que transcorre nesta data.

Ele frisou que o objetivo da campanha, que também está sendo realizada no Rio Grande do Norte, é disseminar o entendimento sobre a doença renal crônica, que pode chegar a 10% da população. “Estão sendo desenvolvidas ações de conscientização em todo o país sobre a importância da prevenção das doenças renais”, afirmou.

Hermano disse ainda que a doença renal crônica é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. Cerca de 10% da população adulta tem algum grau de perda e o número cresce para 30% a 50% em pessoas acima de 65.

O deputado lembrou ainda que os fatores que levam à doença renal crônica destacam-se a hipertensão arterial, o diabetes melitus, obesidade, tabagismo e presença de história familiar de doença renal.

“Para prevenir esse tipo de enfermidade, a dica principal é fazer o consumo de água de um a dois litros, diariamente. Além disso, é indicado evitar o excesso de sal e proteínas na dieta para não desenvolver uma pedra no rim. Também são importantes os cuidados de higiene íntima para as mulheres. Isso ajuda o não aparecimento de infecções urinárias, de acordo com as orientações médicas”, disse.  

 

Acesso Rápido