Selo Unale
Assembleia irá sediar conferência sobre companhia de aviação francesa

27/02/2014

A rota intercontinental da Compagnie Génerale Aéropostale, empresa de correio aéreo francesa na qual trabalhou o piloto Antoine de Saint-Exupéry – autor do livro O Pequeno Príncipe -, pode se tornar patrimônio imaterial da humanidade. A presidente da Associação Memória da Aéropostale no Brasil, Mônica Cristina Corrêa esteve hoje (27) na Assembleia Legislativa para trazer as informações do Projeto que visa o tombamento da antiga companhia. Nos dias 15 e 16 de maio, aviadores da empresa francesa estarão em Natal para falar sobre as memórias da Ligne – linha de correio aéreo fez escalas em cinco cidades do Brasil.

A capital do RN é considerada umas das cidades mais importantes por ter inaugurado a primeira rota aérea transatlântica regular e comercial implantada no mundo. O objetivo da visita à Natal, assim como nas demais cidades que fizeram parte da rota, é estabelecer relações sólidas de amizade e cooperação, realizar o inventário dos vestígios da antiga Aéropostale para, futuramente, propor o tombamento da companhia pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

A presidente da Associação Memória da Aéropostale no Brasil, Mônica Corrêa, que é também coordenadora do Projeto,  disse que Natal foi a principal escala da companhia aérea, pois era daqui que o correio saía para ser distribuído pelas cidades da América do Sul. As outras cidades-escala no Brasil são Pelotas (RS), Florianópolis (SC), Santos (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

O deputado Hermano Morais (PMDB), que recebeu a professora Mônica Corrêa, falou sobra a importância do Projeto para a população de Natal. “Trata-se de um trabalho de pesquisa de muitos anos e que merece atenção pela importância histórica, especialmente para Natal, que foi a cidade pioneira na aviação civil do Brasil. Infelizmente a população pouco conhece essas histórias. A conferência que a Assembleia vai promover é uma ótima oportunidade para que todos possam conhecer os detalhes dessa história”, afirmou.

AMAB

A Associação pela Memória da Aéropostale no Brasil, com sede em Florianópolis, é uma associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é o recenseamento, em parceria com o Raide Latécoère, dos vestígios da Aéropostale para fins de tombamento junto à UNESCO.

Acesso Rápido