Selo Unale
Hermano Morais fala dos riscos oferecidos à saúde pelo tabagismo

31/05/2023

O Dia Mundial sem Tabaco, celebrado neste 31 de maio, foi registrado no plenário da Assembleia Legislativa do RN pelo deputado estadual Hermano Morais (PV). Em pronunciamento na manhã desta quarta-feira, o parlamentar chamou a atenção para as doenças provocadas pelo consumo, apresentou números e ainda alertou os jovens sobre os riscos do tabagismo.

“O tabaco é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Mata, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 50% de seus usuários regulares, esse é um dado muito expressivo”.

Anualmente, diversas doenças estão relacionadas ao hábito, incluindo vários tipos de câncer, como é o caso do de pulmão, fígado, estômago, pâncreas, rins, ureter, cólon e reto, bexiga, ovários, colo do útero, cavidade nasal e seios paranasais, cavidade oral, faringe, laringe, esôfago e leucemia mieloide aguda, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). 

Outra preocupação recente é o aumento expressivo do consumo de cigarros eletrônicos, principalmente pelo público jovem. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo Inca em 2021, o cigarro eletrônico aumenta mais de três vezes o risco de experimentação do cigarro convencional e mais de quatro vezes o risco de uso do cigarro. Além disso, o levantamento reforça ainda que o cigarro eletrônico eleva as chances de iniciar o uso do cigarro tradicional para aqueles que nunca fumaram.

Álbum de fotos

Acesso Rápido