Selo Unale
Escola da Assembleia irá integrar Rede de Escolas do Judiciário e de Governo

24/05/2023

A Escola da Assembleia integrará a Rejug, a Rede de Escolas do Judiciário e de Governo, que será lançada no próximo dia 29. A iniciativa de integrar as escolas é fruto da articulação de livre adesão, sem caráter oneroso, entre instituições públicas do RN, a fim de ampliar a gama de serviços que já vêm sendo oferecidos. O lançamento vai acontecer na sede da ESMARN, às 17h, em Candelária. 

O objetivo geral é proporcionar o aumento da eficiência e da eficácia das ações destas instituições quanto à formação, capacitação e contínuo aperfeiçoamento dos seus servidores e agentes públicos, incentivando trabalhos em parceria, bem como colaborações e intercâmbios de experiências.

O evento que marcará a formalização da criação desta estrutura contará com a conferência do professor José Bezerra Marinho, que abordará o tema “Desafios e Resultados da Inovação em Rede”. O convidado possui formação em Direito pela UFRN, com cursos em instituições educativas na Califórnia (EUA) e em Genebra (Suíça). Também é consultor organizacional com formação na Organization Development Association (ODA), em Los Angeles, além do exercício de mandatos como deputado federal e gestor estadual. 

Quem faz parte da Rede e quais serviços

Com atuação conjunta, a Rejug terá como compromisso a promoção da aprendizagem baseada no desenvolvimento de competências e habilidades, a valorização da diversidade e o compartilhamento de recursos humanos entre as escolas durante a execução de atividades específicas, além do compartilhamento de boas práticas.  Com uma proposta de gestão colaborativa e horizontal, a coordenação da Rede funcionará alternadamente entre as escolas, sendo a Esmarn, sob a direção da Desembargadora Zeneide Bezerra, a primeira a assumir a tarefa. 

Com esta formatação da rede, um dos principais ganhos para os servidores públicos dos poderes é a ampliação da oferta em cursos e atividades em geral de capacitação, aperfeiçoamento e formação continuada. Também se amplia o potencial para a promoção de estudos, pesquisas, projetos e trabalhos conjuntos, visando à superação dos desafios e à satisfação das necessidades de interesse comum das instituições participantes da rede.

Além da Escola da Assembleia, estão participando do Acordo de Cooperação Acadêmica, Científica e Técnica as seguintes instituições: Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte Desembargador Manoel de Araújo Silva – ESMARN/TJRN;  Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira - ECPSLO/TCE-RN, do Tribunal de Contas do Estado; Escola de Magistratura Federal do Rio Grande do Norte - ESMAFE 5ª Região; Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Norte Celina Guimarães Viana – EJERN; Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF/MPRN e Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte.

Acesso Rápido