Selo Unale
Conscientização e tratamento precoce do câncer cerebral serão debatidos em audiência

12/05/2023

A campanha Maio Cinza, de conscientização sobre o câncer cerebral, será abordada durante audiência pública na Assembleia Legislativa, proposta pela deputada estadual Cristiane Dantas (SDD). O debate terá como tema “Maio Cinza - mês de conscientização sobre a prevenção e o tratamento precoce do câncer cerebral” e ocorrerá na próxima segunda-feira (15), às 14h, no auditório Deputado Cortez Pereira.

“O câncer cerebral afeta 4% da população e está entre os 10 tipos de tumores que mais causam mortes no Brasil. Por isso, é relevante fazermos esse debate para levar informações para a população sobre a ocorrência do câncer cerebral para ampliarmos os diagnósticos de forma precoce”, esclarece a deputada.

Como reforço ao tema, o mandato também apresentou na Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 122/2022, que visa instituir no calendário oficial do Estado, a campanha Maio Cinza. A matéria está em tramitação nas comissões técnicas do parlamento.

O debate contará com a presença de membros da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, além dos neurocirurgiões que atuam nos principais hospitais públicos e privados do RN. Representantes da Secretaria Estadual de Saúde, secretarias municipais de saúde e sociedade civil também estão entre os convidados.

Câncer do Sistema Nervoso Central

O câncer do sistema nervoso central são os que ocorrem no cérebro e na medula espinhal. São nove os tipos de câncer cerebral. Não se sabe exatamente o que é capaz de desencadear a formação de um tumor cerebral, mas pode haver uma predisposição genética.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) fez uma projeção de 11.490 mil casos de câncer do sistema nervoso central no Brasil, sendo 6.110 em homens e 5.380 em mulheres, a cada ano do triênio de 2023 a 2025. Esses valores correspondem a um risco estimado de 5,80 casos novos a cada 100 mil homens e de 4,85 a cada 100 mil mulheres.

Acesso Rápido