Selo Unale
Hermano aborda números da violência contra a mulher no RN e pede mudanças

04/05/2023

Abordando números relativos à violência contra a mulher no Rio Grande do Norte, o deputado Hermano Morais (PV) cobrou nesta quinta-feira (4), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, uma mudança de comportamento da sociedade e enalteceu as recentes alterações na Lei Maria da Penha.

De acordo com o deputado, nos primeiros quatro meses desse ano registrou-se um aumento de 26% nos casos de violência contra a mulher, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Entre os crimes com maior aumento, segundo ele, constam os crimes de injúria (92%), vias de fato (47%), descumprimento de medidas protetivas de urgência (40%) e difamação (32%). Ainda de acordo com Hermano, os crimes com maior recorrência registradas, entre janeiro e abril, são ‘ameaças’ (1596) e ‘lesão corporal’ (1021 casos).

Em se tratando das ocorrências de feminicídios, o número de casos confirmados entre janeiro e abril de 2023 caiu 11% em relação ao ano passado. Segundo ele, pesquisa realizada nas delegacias do Rio Grande do Norte apontam que os crimes de violências contra a mulher representam entre 30% a 40% dos casos de violência nos municípios.

“Um quadro comparativo foi divulgado e é realmente importante que se faça esse acompanhamento. Isso precisa ser devidamente enfrentado e superado. É preciso uma mudança de comportamento e cultura das pessoas. A violência por si só já é uma tragédia, e quando praticada contra uma mulher, então, se torna uma covardia”, disse Hermano, enaltecendo também as alterações promovidas na Lei Maria da Penha que passaram a vigorar a partir do último dia 20. “Importantes avanços no combate à violência contra a mulher”, finalizou.

Álbum de fotos

Acesso Rápido