Deputados defendem pautas diversas em favor do RN

05/04/2023

O deputado estadual Francisco do PT afirmou, no horário destinado às lideranças partidárias, que a governadora Fátima Bezerra, ao contrário do que levantou o deputado Coronel Azevedo (PL), não irá transferir servidores públicos que gravaram vídeos sobre a situação de estradas no interior do Rio Grande do Norte. Segundo Francisco do PT, a governadora aguarda a aprovação de um empréstimo para dar início a um programa de recuperação de estradas que vai além do tapa buracos. “Há um compromisso do Governo que, tão logo se viabilize esse empréstimo, fará a recuperação de trechos críticos”, disse o deputado, ressaltando que as obras deverão ser iniciadas após o período de chuvas.

Segundo Francisco do PT, as chuvas que causam transtornos também trazem alegrias e citou reservatórios que têm elevado suas capacidades de armazenamento de água como a barragem Boqueirão e os açudes Dourado e Caldeirão. Em um aparte a deputada Cristiane Dantas (SDD) reforçou a necessidade de recuperação de estradas e comentou a “perspectiva a curto prazo” de um programa de recuperação. O deputado Francisco encerrou seu discurso completando que a governadora Fátima Bezerra foi informada pelo governo federal que recursos que somam R$ 19 milhões serão liberados para a conclusão das obras da barragem de Oiticica e R$ 43 milhões para a construção do Ramal Apodi. “Sabe quanto o governo federal liberou no ano passado para Oiticica? Zero”, criticou o parlamentar.

Em seu pronunciamento, a deputada Cristiane Dantas comentou sobre a lei de sua autoria aprovada em 2018, que criou a primeira semana de abril como a Semana de Combate ao Bullying e ao Cyberbullying, e o dia 7, como o dia comemorativo. A deputada chamou atenção para que campanhas sejam intensificadas nas escolas públicas e privadas, afirmando que o bullying é “devastador na vida de crianças e também de adultos”, lembrando casos que ficaram conhecidos nacionalmente como a estudante de 40 anos que sofreu bullying de adolescentes ao entrar na faculdade. Em aparte, a deputada Eudiane Macedo (PV) reforçou o discurso feito na sessão da terça-feira (04), quando se emocionou ao defender o combate ao bullying que atinge cada vez mais crianças e adolescentes.

No tempo destinado a ela no horário de líderes, a deputada Eudiane Macedo enalteceu a participação do grupo de Teatro União GRUTEU, de São Gonçalo do Amarante, que tem levado um trabalho talentoso de sus participantes a vários municípios do RN. Ela ressaltou que seu mandato proporcionou uma apresentação em uma “arena a céu aberto”. Eudiane aproveitou para solicitar ao prefeito Eraldo Paiva (PT), que foi integrante do grupo de teatro, para construir uma cidade cenográfica em São Gonçalo, para integrar as crianças do município.

A deputada Isolda Dantas (PT) anunciou que no dia 17 de abril vai realizar, em nome da Frente Parlamentar das Águas, um debate público no município de Pau dos Ferros para tratar sobre “A integração do São Francisco e a gestão da bacia Apodi-Mossoró”. O debate, segundo a deputada, acontecerá no auditório da UFERSA. Isolda Dantas (PT) comentou ainda sobre a agenda que cumpriu em Brasília, onde pediu ao coordenador do programa ‘Mais Médicos’, Felipe Proença, a inclusão de Mossoró entre os municípios prioritários a receber novos profissionais de saúde. Também discutiu com a ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, sobre a ‘Casa da Mulher Brasileira’, que “não passou de um anúncio em Mossoró”.

Ainda em seu discurso a deputada Isolda Dantas cobrou do DNIT a construção de passarelas para concluir o anel viário do Complexo da Abolição, entregue sem garantir a mobilidade dos pedestres. “Não podemos tolerar nem uma vida a menos por falta de passarela”, disse Isolda, afirmando que vai cobrar à representação local do DNIT. “O projeto foi aprovado com passarelas”, lembrou a deputada.

O deputado Neilton Diógenes, líder do PL, comentou sobre os projetos de Lei encaminhados pelo seu mandato ao legislativo, que reconhecem como Patrimônios Imateriais e Culturais do Estado do Rio Grande do Norte, o doce conhecido como “filhós” tradicional do município de Apodi, e a festa de São João Batista, padroeiro do mesmo município, que em junho próximo celebrará 250 anos. “O Santo João Batista é o padroeiro de Apodi desde 1766, atraindo hoje mais de 25 mil frequentadores”, encerrou o parlamentar.

Encerrando o horário dos líderes, o deputado Gustavo Carvalho (PSDB) corrigiu uma informação dita por ele na sessão passada, onde afirmou que o Estado da Paraíba havia implantado a redução de tarifas do Detran. “Na realidade o projeto está em tramitação”, explicou Gustavo, que pediu ao colega Francisco do PT, que também corrija o que ele considerou equívoco, ao citar que o governo federal na gestão passada não repassou nenhum centavo para as obras da barragem Oiticica. Segundo Gustavo Carvalho, o Ministério do Desenvolvimento Regional encaminhou para o projeto, “R$ 100 milhões em 2019; R$ 130 milhões em 2020; R$ 37,8 milhões em 2021 e R$ 24.269,343 em 2022”.