Divaneide propõe Dia Estadual Marielle Franco de Enfrentamento à Violência

14/03/2023

Autora do projeto de lei, na Câmara Municipal de Natal, que instituiu o Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política contra mulheres negras, LGBTQIA+ e periféricas, a ser comemorado anualmente no dia 14 de março, a deputada Divaneide Basílio (PT) anunciou que irá apresentar projeto semelhante no parlamento estadual. Esse foi o principal tema do discurso de Divaneide na sessão plenária desta terça-feira (14) na Assembleia Legislativa.

“Se o mês março já era mês simbólico pelo 8 de março, Dia Internacional da Mulher, passa a ser mais ainda de luta por conta da nossa querida Marielle Franco. Perdemos Marielle, mas nós somos sementes, estamos com a memória de Marielle, celebramos a sua história, sua vida e a sua partida deixa uma lacuna, mas deixa uma preocupação com a violência política. O dia de hoje é fundamental para a luta das mulheres”, defendeu a deputada.

Socióloga, ativista e obtendo a quinta maior votação como vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco foi assassinada em 2018, há exatamente cinco anos.

Divaneide Basílio lembrou que hoje, em Natal, é o primeiro aniversário da lei municipal já sancionada. “Aproveitamos para protocolar o 14 de março como o dia estadual Marielle Franco, de enfrentamento a todas as violências, seja de gênero, contra a comunidade LGBTQIA+, contra as mulheres e em especial contra as mulheres negras”, defendeu a deputada.

A parlamentar também destacou o Dia da Poesia, comemorado hoje, e a programação da qual participou no início do dia, na Casa do Cordel.