Selo Unale
Hermano Morais destaca dados do Caged no Estado

14/03/2023

Seguindo uma prática mensal em seus pronunciamentos, o deputado Hermano Morais (PV) voltou a destacar nesta terça-feira (14), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, dados do último relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), para o Rio Grande do Norte. Segundo o parlamentar, o RN fechou o mês de janeiro com um saldo negativo de 24 postos de trabalho formais. 

“O desempenho, apesar de negativo, indica uma recuperação em relação ao mês anterior, quando foram fechadas 3.096 vagas, e representa o melhor saldo para o mês de janeiro dos últimos quatro anos”, destacou Hermano.

De acordo com os dados anunciados por ele, o saldo referente ao primeiro mês deste ano é resultado da diferença entre o número de admissões, 15.546, e de desligamentos, com 15.570. Agropecuária e Serviços foram os setores com registros de perdas. 

O maior impacto, de acordo com os dados citados por Hermano, foi sentido na agropecuária, que contabilizou 825 vagas fechadas em janeiro. Ao passo em que o setor abriu 316 postos de trabalho no Estado, perdeu outros 1.141. O comércio, por sua vez, gerou 4.265 novos empregos e fechou 4.440. Os demais setores tiveram números positivos em relação às contratações. Os serviços encerraram janeiro de 2023 com 670 abertura de vagas - foram 6.558 contratações contra 5.918 desligamentos. 

Em seguida vêm os setores de Construção, que esperamos que seja mais estimulado pelo Governo Federal, com saldo de 267 novos empregos e Indústria, com saldo de 39 postos de trabalho.

“No Nordeste, além do RN, os estados do Ceará, Paraíba, Sergipe e Alagoas registraram mais demissões do que contratações. Bahia, Maranhão, Pernambuco e Piauí apresentaram pequeno saldo positivo. Temos que melhorar o nosso desempenho e assim promover mais oportunidades para o povo potiguar”, concluiu Hermano.

Álbum de fotos

Acesso Rápido