Ezequiel ressalta esforço coletivo do Legislativo para beneficiar Liga Contra o Câncer

01/03/2023

Ao abrir os trabalhos da sessão ordinária desta quarta-feira (01) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB), ressaltou a iniciativa do Poder Legislativo em cooperar com a Liga Contra o Câncer para ampliar o atendimento de pessoas que necessitam do exame clínico de mamografia com a aquisição de um mamógrafo com capacidade de superar o atendimento diário de 80 para 120 exames.

“A iniciativa é coletiva. De todos os deputados. Este gesto de fazer funcionar um equipamento de última geração na Liga orgulha a todos nós. Este convênio da Assembleia Legislativa com a instituição filantrópica de excelência no atendimento aos pacientes com câncer no Estado trará melhoria efetiva aos pacientes do Sistema Único de Saúde, SUS, principal público assistido pela instituição que tem mais de 70 anos de serviços prestados aos mais carentes”, disse Ezequiel Ferreira que visitou a unidade na terça-feira (28), acompanhado do deputado estadual, Hermano Morais (PV) e de auxiliares do Poder Legislativo. “Em breve quero compartilhar com todos os deputados uma nova visita à Liga. O mamógrafo já está em operação e contribuindo com o melhor atendimento à sociedade”, ressaltou.

Além do mamógrafo digital de alta tecnologia (Selenia Dimensions, 3000 2D), foram doados uma estação de trabalho (SECUREVIEW 1200) e o sistema de orientação para biopsia de mama ereta (AFFIRM). A doação foi feita através de um convênio firmado entre as instituições. Os equipamentos custaram aproximadamente R$ 1,7 milhão, oriundos da economicidade praticada na Casa Legislativa. “Adotamos uma gestão com foco na economicidade e o fruto desse esforço que é de cada um dos nossos servidores permite a realização de ações como essa. É o dinheiro do povo, voltando para o povo”, finalizou.

Liga Contra o Câncer – É uma instituição sem fins lucrativos criada em 1949 na cidade de Natal/RN. Tem como maior desafio conjugar atenção oncológica de alto padrão com elevada acessibilidade, principalmente através do SUS.

Reconhecida pelo Ministério da Saúde como CACON (Centro de Alta Complexidade em Oncologia), a Liga presta uma ampla gama de serviços, desde consultas médicas até modernas técnicas de radioterapia.

Prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos são os pilares do trabalho da Liga. A instituição possui 3 unidades em Natal e uma em Caicó que oferecem a toda população mais do que atenção oncológica, oferecem esperança e fé na vida.

Outro destaque da instituição é seu núcleo de ensino e pesquisa. Maior formador de profissionais especializados em oncologia no estado, oferece residências médicas e multidisciplinares, pós-graduação, estágios e cursos de capacitação em várias áreas da saúde e correlatas.

Na área de pesquisa clínica, a instituição tem destaque internacional, participando de vários projetos importantes no desenvolvimento de novas alternativas de tratamento do câncer.