Selo Unale
No Legislativo do RN serviços na Educação, Saúde e Transporte são destacados por líderes

09/02/2023

Durante pronunciamento no horário das lideranças durante a sessão plenária desta quarta-feira (9), os parlamentares abordaram a questão de serviços públicos em áreas como a educação, saúde e transporte.

Primeiro a se pronunciar, o deputado Francisco do PT abordou a reforma da Escola Estadual Professora Maria Ilka. O deputado esclareceu que aguarda informações sobre a reivindicação que fez em relação à emenda apresentada do senador Styvenson Valentim (Podemos RN). “O senador contratou uma equipe técnica para acompanhar o projeto da escola, a PGE fez diligências e está aguardando que a equipe contratada pelo senador apresente o resultado. Tão logo forem respondidas pela equipe contratada pelo senador, o processo terá a sua tramitação regular”, afirmou Francisco.

Francisco do PT afirmou que o governo reconhece a importância dos recursos destinados através de emenda parlamentar, porque são importantes para as melhorias na unidade educacional. “Mas a PGE está aguardando as informações da diligência da equipe que o senador ficou de enviar. E quero reforçar que esse debate sobre a educação e esses dados serão discutidos com muita tranquilidade, porque sabemos que a educação brasileira sofreu muito nos últimos quatro anos e vai dar muito trabalho para a sua completa reconstrução”, finalizou.

Na sequência, o deputado Luiz Eduardo (SDD) externou sua preocupação com o alto índice de assaltos no bairro de Capim Macio e outras regiões de Natal. “Gostaria de pedir as autoridades uma certa atenção nessas regiões para que a gente possa resguardar a população e diminuir esses índices”, afirmou.

O parlamentar reafirmou sua preocupação com a segurança: “Precisamos sensibilizar a governadora da necessidade de aquisição de mais 60 carros para a polícia, a fim de que possam ser contemplados todos os municípios com viatura e assim diminuir os índices”, disse.

Luiz Eduardo ainda reforçou que é necessário o governo estadual colocar em dia com brevidade as diárias operacionais para que no carnaval haja uma quantidade significativa de policiais nos principais municípios do RN, para os quais se deslocam uma grande quantidade de pessoas. “É uma preocupação, porque se não tivermos atenção a esse tema, principalmente numa data como essa, é possível termos tragédias”, disse.

Ao final, o parlamentar agradeceu ao atual secretário de saúde, médico Cipriano Maia, e reconheceu o atendimento que pessoas usuárias do SUS receberam recentemente no maior hospital do RN, o Walfredo Gurgel. “Houve uma excelente assistência por parte da secretaria de Saúde. Além de que a situação da saúde no RN está começando a melhorar”, afirmou o deputado, citando o avanço na fila das cirurgias eletivas, as cirurgias de amputação e o aporte de R$ 10 milhões do governo federal. 

O agradecimento aos seus eleitores para o exercício de mais um mandato foi o destaque no pronunciamento do deputado José Dias (PSDB). “Quero agradecer a grande generosidade de uma parte da população que me manteve nesta Casa como seu representante durante este período”, falou.

“Recebi uma votação que realmente encheu minha alma de alegria e me dá esta oportunidade, de sair com a tranquilidade de não ter traído o povo que confiou em mim, de ter mantido a minha coerência e de ter sido fiel aos meus discursos de campanha. Vou continuar com o mesmo espírito de colaboração e luta em favor do RN”, acrescentou.

José Dias disse que não fará oposição irracional aos governos estadual e federal e que seguirá com tranquilidade. “Não voto contra a governadora para prejudicar o RN. Eu gostaria de ter visto o potiguar eleger outro governador, é indiscutível, mas na hora que o povo escolheu, tenho que ter a compreensão de que a minha função aqui não é derrotar no plenário, mas vou manter a minha coerência e vou ser o mesmo deputado de oposição”, afirmou.

A reforma da escola Maria Ilka foi novamente tema em plenário. Desta vez com o deputado Coronel Azevedo (PL). O deputado fez um apelo para que o governo estadual, através da Secretaria de Educação, interaja com o FNDE a fim de resolver as pendências indicadas pela PGE nesta contratação. “Se houver empecilhos, vamos promover audiência pública, pois queremos que o povo do RN tenha um mínimo de educação”, encerrou.

Natal

Os problemas na frota de ônibus de Natal foram o principal destaque no discurso da deputada Eudiane Macedo (PV). A deputada solicitou informações sobre a licitação à administração municipal. “Solicitei a STTU, em caráter de urgência, informações sobre a frota de ônibus de Natal, algo que já vem sendo falado há muito tempo e há muitos anos a gente sabe que não se tem a licitação de transporte e quando se tem, sempre dá deserta”, alertou.

Eudiane afirmou que quando vereadora, participou de audiências e discussões acerca do transporte público. Afirmou que nesse tema há “muitas utopias, como quando se coloca a especificação de transporte de piso baixo”. A deputada criticou a gestão municipal pelas “dificuldades na licitação”.

A parlamentar destacou que, em décadas, ao invés de melhorar, o transporte de Natal piorou, agravando-se problemas como a diminuição de linhas em bairros como Gramoré, Santarém e Pajuçara. “As outras linhas também foram prejudicadas, mas especificamente na zona norte se agravaram”, disse.

Eudiane acrescentou que as paradas de ônibus também não são satisfatórias. “Temos que dar qualidade de vida aos cidadãos que pagam seus impostos. Infelizmente a prefeitura de Natal, do prefeito Álvaro Dias, não está fazendo o dever de casa como tem que ser. Tem que conversar, dialogar com os empresários, não pode ser ditador. A população está sofrendo no dia a dia”, alertou.

Ela também citou as péssimas condições dos transportes, onde as mulheres sofrem assédio ao se deslocar para o trabalho e os próprios homens não sabem como se comportar para se moverem dentro dos ônibus lotados. “O que não pode ficar é do jeito que está, transporte lotado e as mulheres sofrendo assédio”, concluiu.

Álbum de fotos

Acesso Rápido