Selo Unale
Conexão Parlamento vai ampliar o número de escolas legislativas no RN

24/01/2023

Objetivo da Escola da Assembleia é levar o projeto educativo para 100 municípios potiguares até o fim de 2024

A Escola da Assembleia tem promovido a interiorização da educação legislativa com o projeto Conexão Parlamento, que leva cursos de capacitação e reciclagem aos servidores das Câmaras Municipais potiguares. Atualmente, há 71 escolas funcionando em diversas regiões do estado e o projeto irá ampliar o número de escolas legislativas. A meta é chegar a 100 municípios até o fim de 2024.

“Já somos o estado da federação com o maior número de escolas legislativas no Brasil, proporcionalmente falando. Para isso, já estamos marcando visitas aos novos presidentes das Câmaras que ainda não conhecem a importância de uma escola legislativa”, informou o diretor da Escola, professor João Maria de Lima. 

Além disso, o projeto Conexão Enem voltará com aulas presenciais aos domingos, o Conexão Cidadã ganhará o reforço de servidores de outros setores da Assembleia, o que deixará o projeto mais rico. A Escola aposta ainda em uma gamificação da Constituição Federal, que deve ficar pronta no fim do primeiro semestre de 2023.

Pela primeira vez, haverá alunos e servidores cursando doutorado, em convênio com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, de Lisboa, Portugal. O processo seletivo ocorreu em 2022, mas eles começam a cursar neste ano. Ainda haverá vagas de mestrado com a UFRN e mais uma turma de pós-graduação. 

“Devemos abrir pelo menos uma turma de pós-graduação em 2023, já que temos três em andamento, mas ainda não decidimos qual será. Estamos avaliando com a direção-geral da Casa, já ouvimos os outros diretores e coordenadores. Nunca é demais lembrar que nosso certificado de Pós-graduação tem validade nacional, já que somos credenciados pelo Conselho Estadual de Educação”, observou o professor. 

Consolidação do trabalho educativo é principal meta

Para 2023, os objetivos da Escola são capacitar mais e melhor os servidores, consolidar os projetos de educação e dar oportunidades de qualificação a cidadãos de todas as regiões do Rio Grande do Norte. “O trabalho desenvolvido na Escola faz parte de uma gestão comandada pelo presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira, que elegeu como uma das bandeiras a educação, não só pela qualificação dos servidores, mas também pelo fortalecimento da cidadania, com os projetos desenvolvidos por todo o RN”, comentou João Maria de Lima. 

“Hoje estamos consolidados como uma das melhores escolas legislativas do Brasil. É preciso dizer que esse nível que atingimos não foi de imediato, mas faz parte de uma construção coletiva de trabalho daqueles que por aqui passaram e pelo esforço de uma equipe abnegada de servidores que temos hoje”, continuou ele. 

Como destaque, a Escola ganhou dois prêmios da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo. “Um pelo aplicativo que desenvolvemos, outro pelo projeto Conexão Parlamento. Fui agraciado pela União dos Vereadores do Brasil com a Medalha do Mérito em Educação, honraria que dividi com todos da Escola. Dessa forma, entendo que, para 2023, devemos manter o foco para preservar a qualidade de nossos serviços, porque servir ao público é uma missão muito nobre e deve ser bem executada”, frisou.

Acesso Rápido