Selo Unale
Escola participa do Fórum da União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN

21/12/2022

O diretor da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (EALRN), professor João Maria de Lima, acompanhado da Chefe de Núcleo Pedagógico, Kassia Moura, e de assessores da Instituição, participou do Fórum da União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN (Undime/ RN).

Na ocasião, o diretor apresentou os projetos de educação para a cidadania que são desenvolvidos pela EALRN à diretoria da Undime, que é composta por secretários municipais de educação e educadores.

“A proposta apresentada pelo professor João Maria, diretor da Escola da Assembleia, foi muito boa, principalmente, porque a ideia de disseminação de educação legislativa vai chegar aos municípios, onde deverá acontecer uma educação parlamentar mais fortalecida. Então, eu vejo como algo muito louvável e, que, com essa possível parceria, a gente pode, sim, pensar em grandes projetos para o nosso Estado”, acredita a presidente Joária de Araújo, presidente da Undime-RN e secretária de educação de Rio do Fogo.

Para o educador doutor Nednaldo Dantas dos Santos, que é especialista em educação básica, a ideia é que se possa articular, também, o apoio das Escolas Legislativas do RN ao trabalho voltado para a formação continuada do professor, para “Dessa forma, alcançar a cidadania, perspectiva ocorrida em 2018, que prevê o ensino de competências e habilidades e é uma demanda muito grande dos cidadãos, professores. Isso de certa forma integraliza a formação mais ampla do estudante”, considera Nednaldo.

Já para o Secretário de Educação do município de Serra Negra do Norte, Petrucio Ferreira, a apresentação foi salutar para os representantes dos municípios que estavam presentes. Ele também elogiou o empenho da Assembleia Legislativa do RN, por meio da Escola da Assembleia.

“Parabenizo o trabalho extremamente bem comprometido, no qual se busca cada vez mais, aproximar os trabalhos de qualificação profissional com os municípios. E, como secretário de educação, agora, a gente parte para fazer as articulações com as câmaras municipais e essa implantação de tamanha importância para o desenvolvimento dos nossos munícipes com qualificação, com fortalecimento de várias áreas que são ofertadas a partir da Escola da Assembleia em cima das demandas de que cada município necessita. Ficamos muito felizes em poder estar participando de uma reunião como essa, no momento como esse”, comemora Ferreira.

A apresentação teve o objetivo de sensibilizar os secretários municipais de educação de todo o RN para os projetos de cidadania; tanto os projetos criados pela Escola da Assembleia, como o Conexão parlamento, o Conexão cidadã e o Conexão Enem, mas também os projetos que a Instituição articula e que  pode auxiliar os municípios por meio das escolas das câmaras e as secretarias municipais de educação, como a Constituição em Miúdos, a Lei Maria da Penha em Miúdos, O Cidadania A-Z e outros projetos que estão relacionados com Cidadania.

“Eu espero difundir cidadania. Essa ideia foi abraçada pela Associação Brasileira das Escolas Legislativas, da qual sou vice-presidente, e a Escola da Assembleia, com o núcleo de educação e cidadania, tem feito isso e vai fazer muito mais.  Além da qualificação profissional, uma bandeira da gestão do presidente, deputado Ezequiel Ferreira, que já levamos aos quatro cantos deste Estado, capacitando servidores públicos e a população ávida por formação, não podemos nos esquecer de que o RN é o único do Brasil que tem um mês voltado para a cidadania, o Setembro Cidadão. Então precisamos expandir isso”, finaliza o diretor da Escola, João Maria de Lima.

Acesso Rápido