Selo Unale
Arquitetos do RN são homenageados na Assembleia Legislativa

12/12/2022

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, na manhã desta segunda-feira (12), Sessão Solene em homenagem ao Dia do Arquiteto. Por iniciativa do deputado estadual Coronel Azevedo (PL), 10 profissionais receberam placas em reconhecimento aos serviços prestados ao estado na área da arquitetura. Para Azevedo, os arquitetos são peças fundamentais na construção da identidade cultural e da arte na sociedade.

Comemorado no dia 15 de dezembro, o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista é comemorado nesta data desde janeiro de 2018, quando o foi sancionada a proposta que modificou a data, antes comemorada em 11 de dezembro, como forma de homenagear Oscar Niemeyer, um dos maiores ícones da arquitetura brasileira e reconhecido mundialmente. Niemeyer, inclusive, foi lembrado durante a sessão, quando o deputado Coronel Azevedo fez algumas reproduções de citações do arquiteto enaltecendo a importância da profissão.

"Essa solenidade tem como objetivo homenagear os profissionais de ontem e de hoje que se dedicam ou se dedicaram a registrar, através da arte, da ciência, os traços culturais por meio de obras que construíram em nosso território", disse Azevedo, que fez a entrega de placas às 10 arquitetas homenageadas. 

O deputado federal General Girão (PL) e o deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB) também enalteceram a profissão durante a solenidade. Em nome das homenageadas, a arquiteta Marília Marques Ferreira de Melo Bezerra agradeceu pela homenagem prestada pelo Legislativo, relatando que a profissão tem, a cada dia, conseguido mais reconhecimento.

"É uma honra falar em nome dessas profissionais que aqui estão e receber essa homenagem pela profissão que tanto amo. Ela vai além de criar aspectos bonitos. Um bom projeto é capaz de induzir sensações, fazer com que as pessoas se sintam bem, relaxadas, ou aumentar a produtividade no ambiente de trabalho", disse a arquiteta. "Pudemos presenciar as mudanças e valorização da nossa profissão. Antes, as pessoa não sentiam a importância de um arquiteto ao seu lado. Com muito trabalho, conseguimos conquistar e fortalecer essa necessidade", finalizou, parabenizando todos os profissionais de arquitetura. "Essa homenagem é para todos nós que lutamos em busca do reconhecimento do nosso trabalho. Vamos em frente, com profissionalismo, porque ainda temos muito a fazer e a construir nessa cidade".
 

Álbum de fotos

Acesso Rápido