Sessão Solene faz homenagem à Força Aérea no Rio Grande do Norte

01/12/2022

A tarde desta quinta-feira (1º) foi de homenagens à Força Aérea Brasileira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Por iniciativa do deputado Coronel Azevedo (PL), o Legislativo realizou Sessão Solene em alusão ao Dia do Aviador, comemorado dia 23 de outubro, e aos 80 anos da Base Aérea de Natal e 50 anos de criação do 1º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação, o Esquadrão Águia.

Na solenidade, diversas autoridades estiveram presentes representando os membros das Forças Armadas. O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo com o 14-bis, em 1906, na França. Já o aniversário da Base Aérea de Natal é comemorado em 7 de agosto, dia que, em 1942, sob o comando do Major Aviador Carlos Alberto de Filgueira Souto, foi fundada a base. Em novembro do mesmo ano, passam a operar duas bases aéreas no aeródromo: a base brasileira no setor oeste, e uma  base aérea americana no setor leste, conhecida como “Parnamirim Field”. Era o “Trampolim da vitória”, um ponto de passagem para as aeronaves americanas que operavam no teatro de operações do norte da África, e que viria a ser a maior base aérea americana fora dos Estados Unidos.

Atualmente, a Base Aérea de Natal sedia as seguintes Unidades: o 1°/5°, Esquadrão Rumba; o 2°/5°, Esquadrão Joker; o 1°/11°, Esquadrão Gavião; o 2° ETA, Esquadrão Pastor, o Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE) e o o 1°/8°, Esquadrão Falcão, que completa 50 anos e foi homenageado na solenidade. A Base Aérea de Natal é responsável pela formação de pilotos operacionais de combate que vão auxiliar a Força Aérea Brasileira a cumprir sua missão de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da pátria.

"Propusemos essa solenidade para trazer essa mensagem de gratidão. Podemos representar o sentimento de todo povo potiguar, como eles vêem nossa base aérea e o esquadrão. Recebam nossos parabéns", disse Coronel Azevedo.

Participando da audiência, o deputado federal General Girão (PL) relembrou seu tempo de militar do Exército e da parceria que teve com membros da Força Aérea. "Há 45 anos estava chegando a Natal e conhecemos os militares do Catre. Por ser um militar que já chegava como aspirante, formado paraquedista militar, já tinha algumas operações com militares da Força Aérea, me sentia muito à vontade com o Catre", explicou o deputado, que enalteceu a importância do Rio Grande do Norte para a FAB. "O estado tem uma posição super estratégica tanto para civis quanto para os militares, que precisaram do nosso "trampolim da vitória" para a manobra logística na segunda guerra mundial", relembrou.

Por outro lado, a desembargadora Zeneide Bezerra relembrou sua ligação pessoal com a Base Aérea. "Eu amo", resumiu. Segundo a magistrada, ela tem "uma ligação de amor, de nascença, de que 60% da vida na base aérea". "De lá, o meu pai se viu carpinteiro e tinha seus vencimentos. De lá, fazendo com que a gente estudasse, e o brigadeiro nos deu a oportunidade de andar no 'papa fila', filhos de civis em uma unidade militar. Naquele tempo ninguém tinha trauma",
relembrou, falando sobre o veículo que transportava as crianças para escolas em Natal. "O que temos que fazer é uma homenagem grandiosa com nossos corações e nossas veias bem evidenciadas", disse.

Comandante do Grupo Logístico da Base, coronel aviador André Fernando Albuquerque Bergo, agradeceu pela homenagem da Casa. Relembrando a relação dos militares com o Rio Grande do Norte, Bergo falou sobre pontos que marcaram a história e agradeceu pela homenagem prestada pela Assembleia. "Gostaria de agradecer essa Casa em nome da FAB, de todos os que voam e fazem a Força Aérea voar. De enaltecer nossa missão de controlar, defender e integrar nossa grande e soberana nação", disse.