Selo Unale
Hermano Morais destaca premiação das queijeiras do RN em Mundial do Queijo

20/09/2022

O excelente nível dos queijos e derivados lácteos produzidos artesanalmente no RN foi o destaque no pronunciamento do deputado Hermano Morais (PV) durante a sessão plenária desta terça-feira (20). O deputado citou a excelente performance dos produtores potiguares durante o concurso Mundial do Queijo Brasil, que reuniu representantes de 10 países em São Paulo na última semana. Os produtores do RN conquistaram 20 medalhas (1 Super Ouro, 5 ouro, 4 prata e 10 bronze) nesta que foi a 2ª edição do Mundial do Queijo.

Hermano, que é autor de projeto de lei, de 2017, que trata da produção de queijos e manteigas artesanais do RN, regulamentada em 2021, se disse bastante orgulhoso do setor. “Parabéns, estou muito orgulhoso. Esse é um setor que foi muito discriminado ao longo do tempo, tem uma tradição secular e o RN tem essa tradição, nascida especialmente no Seridó mas disseminada por todo o Estado”, enalteceu o deputado.

O parlamentar disse que seu mandato se debruçou sobre o tema, realizando estudos que culminaram com a aprovação da Lei Nivardo Melo, cuja regulamentação foi concluída em 2021 e que homenageia o grande queijeiro caicoense. “Já estamos colhendo frutos pela contribuição dessa lei que regulamenta um setor tão importante para a pecuária do RN e tem a indústria da transformação do leite, com o queijo, a manteiga de garrafa e outros produtos”, afirmou.

Hermano citou que a regulamentação da atividade que existe há pelo menos 300 anos trouxe maior estímulo à produção e valorizou o preço do leite para o setor. “A premiação do RN é uma prova inconteste da capacidade do queijo aqui produzido”, comemorou, citando o papel fundamental do Sebrae que o auxiliou na elaboração do projeto de lei. “O Sebrae sempre orientando e sempre aperfeiçoando aquilo que já era bom pra que o RN pudesse vencer as fronteiras regionais, do Brasil e tornando o nosso produto tão reconhecido e premiado em outras partes do mundo”, disse.

Álbum de fotos

Acesso Rápido