Selo Unale
Hermano Morais chama atenção para a importância do investimento em educação

08/09/2022

O Dia Mundial da Alfabetização, comemorado hoje (8) e a importância de se melhorar os índices de alfabetizados entre a população brasileira foram os principais temas abordados pelo deputado Hermano Morais (PV), na Assembleia Legislativa, durante a sessão plenária desta quinta-feira.

“Sabemos e a história nos ensina que a educação liberta. É o caminho para a justiça social, pois através do conhecimento as pessoas podem ter mais oportunidades na vida. Se não desenvolverem habilidades básicas como ler e escrever, isso se torna um obstáculo a se enfrentar durante toda a vida, inclusive na vida adulta”, alertou o deputado.

Hermano Morais defendeu que sempre é tempo de aprender. “Mas infelizmente, em pleno 2022, nós temos uma grande parcela do povo brasileiro analfabeto”, lamentou Hermano, citando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), segundo a qual o IBGE apontou que 6,6% da população brasileira com 15 anos ou mais não sabe ler ou escrever, números concentrados na região Nordeste.

“O Dia Mundial da Alfabetização, criado pela ONU, tem como objetivo ressaltar a importância de se reverter esses índices. Ainda ontem comemorávamos o bicentenário da Independência, mas como podemos ser independentes se garantimos sequer a alfabetização dos brasileiros?”, questionou Hermano.

O deputado afirmou que muitos brasileiros ainda são analfabetos funcionais. “Ainda temos muitos irmãos nossos sem o conhecimento básico da leitura e da escrita, além dos que são considerados analfabetos funcionais, que não conseguem ler com facilidade ou fazer uma conta simples de matemática. Precisamos de um trabalho mais eficiente no combate ao analfabetismo”, defendeu.

Ele finalizou citando o exemplo do então prefeito Djalma Maranhão, pelo investimento em educação e no combate ao analfabetismo. “Colocou as pessoas no caminho da educação, da leitura e de outros ensinamentos. Vamos combater o analfabetismo, essa é uma tarefa que compete a toda a sociedade, estamos atentos e vamos lutar por isso”, encerrou.

Álbum de fotos

Acesso Rápido