Jacó Jácome convoca classe da Enfermagem a protestar contra decisão do STF

06/09/2022

O deputado estadual Jacó Jácome (PSD) criticou, na sessão ordinária desta terça-feira (06), a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que suspendeu a lei que criou o piso nacional de enfermagem e deu prazo de 60 dias para que Estados, municípios e o governo federal informem os impactos que o texto traz para a situação financeira de cidades e estados, a empregabilidade dos enfermeiros e a qualidade do serviço de saúde. O deputado lembrou que o piso da categoria também é uma luta de seu mandato na Assembleia.

“Travamos essa luta aqui quando chegamos de volta a essa Casa, e até apresentei um projeto de lei”, afirmou Jacó, que ainda apresentou requerimentos e foi a Brasília cobrar a aprovação do projeto que tramitava na Câmara Federal. “Fui a Brasília entregar cobrança à Comissão de Saúde da Câmara”, afirmou Jacó Jácome, para justificar que a pauta da Enfermagem não era isolada, mas de todo o Brasil. “Uma conquista que dura dez anos e que repara uma injustiça cometida contra esses profissionais”, lamentou Jacó.

O deputado convocou a categoria a acompanhar a votação do Pleno do STF na sexta-feira (09), para se mobilizar depois, caso o plenário do Supremo mantenha a decisão monocrática do ministro Barroso. “Não podemos dar um passo atrás nessa conquista”, reforçou o parlamentar, ressaltando que os profissionais envolvidos deverão ir às ruas como já aconteceu essa semana em Brasília. “Prefeitos e donos de hospitais não têm motivo para não pagar esse piso que é justíssimo”, concluiu Jacó Jácome.