Hermano Morais chama atenção para profissionais que atuaram na Petrobras no RN

06/09/2022

O deputado estadual Hermano Morais (PV) fez pronunciamento, na sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (06), para agradecer aos profissionais que atuaram no estado ao longo dos anos pela Petrobras. De acordo com ele, “deixando contribuições e construindo laços” com o povo potiguar.

Ele lembrou que a Petrobras, dando continuidade à política de investimento da companhia, anunciou um plano para que cerca de 550 trabalhadores que prestam serviço à empresa no RN sejam transferidos ou optem pela demissão voluntária. “Isso faz parte de uma decisão tomada em 2017 e talvez seja a parte final para que a Petrobras deixe o RN”, explicou.

“Temos que reconhecer o papel deles e a contribuição para a economia do nosso estado. É lamentável que a Petrobras tenha esquecido o seu papel enquanto ponte de equilíbrio regional. Ela que agora faz investimento apenas na exploração de petróleo em águas profundas, o que não é o caso ainda do RN”, disse.

“Temos, por outro lado, uma mudança nesse perfil da exploração de petróleo e gás no RN. Algumas empresas privadas foram adquirindo lote para exploração de poços maduros, e, por último, tivemos a venda do lote maior que inclui a refinaria Clara Camarão, no município de Guamaré, para a empresa 3R Petróleo”, acrescentou.

O parlamentar informou que a Petrobras vendeu 22 concessões na bacia potiguar neste ano de 2022. “Isso tem consequências e nós esperamos que, mesmo na ausência da Petrobras, tenhamos essa política de investimento do setor privado, recuperando postos de trabalho e investimentos para o RN. Fica a nossa preocupação com a decisão, porque temos concursados e terceirizados que esperamos que sejam absorvidos pelas empresas que chegam”, falou.

“Fica o meu respeito e o agradecimento, em nome do povo potiguar, a esses servidores da Petrobras que agora, obrigados a deixar o estado, deixaram contribuições pela força de trabalho e aqui constituíram laços. Que eles possam ser felizes nas suas jornadas em outros estados da Federação”, concluiu.