Audiência Pública na ALRN vai debater a saúde vascular e a prevenção de amputações no RN

01/09/2022

A deputada estadual Cristiane Dantas (SDD) vai realizar um debate na Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira (2), com o tema “Salvando pernas: a saúde vascular e a prevenção de amputações no RN”. O debate ocorrerá na sala das Comissões, às 9h.

De acordo com a deputada, que é vice-presidente da Comissão de Saúde da Casa, a intenção é debater a prevenção e o acesso à saúde vascular no RN. “Hoje vivemos uma realidade de pessoas perdendo os membros com amputações que poderiam ser prevenidas desde o acesso básico à saúde, e os maiores prejudicados são os pacientes com diabetes. Queremos discutir como o poder público pode se planejar e redefinir estratégias que foquem na prevenção de amputações com o cuidado da saúde vascular”, destaca Cristiane Dantas.

No Brasil ocorrem por ano, aproximadamente, 55 mil amputações ocasionadas pela diabetes, e são altos os custos associados às complicações do pé diabético e às amputações. De acordo com o Conselho Regional de Medicina, no Rio Grande do Norte, uma média de quase 1,2 amputações é realizada por dia, e muitos desses casos ocorrem porque o paciente não conseguiu realizar uma cirurgia vascular preventiva, agravando o caso e chegando à amputação de membros.

Foram convidados para o debate a Secretaria Estadual de Saúde, Secretarias municipais de saúde, Promotoria da Saúde, Hospital da Polícia Militar, Hospital Walfredo Gurgel, membros da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e da Associação Potiguar dos Amigos dos Diabéticos.